um projeto da Legado Incorporadora.
Áreas verdes se tornam ativos cada vez mais valiosos no mercado imobiliário
Não é à toa, que as áreas verdes se transformaram num ativo valioso para os lançamentos imobiliários
Redução dos níveis de estresse, estímulo a hábitos saudáveis, conforto térmico das ilhas de calor, melhora na ventilação natural, diminuindo a necessidade de climatização artificial e consequentemente o consumo de energia.
Esses são só alguns benefícios apontados pelos especialistas para quem vive próximo a um bosque, parque ou mata.
O que fez parte do cenário do goiano, hoje tornou-se um privilégio.
Não é à toa, que as áreas verdes se transformaram num ativo valioso para os lançamentos imobiliários.
Um recente estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) revela que a localização representa até 70% do valor de imóveis de alto padrão, com segurança e verde contribuindo para 40% dessa fatia.
Uma pesquisa de 2021, realizada pelo Instituto FipeZap, aponta que na capital paulista, imóveis localizados próximos a áreas verdes, tendem a valorizar em até 20%.
Em Goiás, não há ainda um estudo que demonstre essa correlação entre valorização imobiliária e áreas verdes, mas é inegável a grande quantidade de lançamentos que têm na proximidade com a natureza um ativo valioso para seus projetos, vejamos alguns exemplos:
Cidade do Amanhã, em Aparecida de Goiânia – Numa área total de 310 hectares, em Aparecida de Goiânia, a CINQ Inteligência Urbana, empresa também especializada na projeção e construção de condomínios horizontais, traz pela primeira vez para Goiás um projeto que reúne atributos do Novo Urbanismo, um movimento surgido nos anos 1990, nos Estados Unidos, e que vem ganhando força em outros países, inclusive no Brasil, para resgatar a convivência e interação humana com a cidade, trazendo mais bem-estar e senso de pertencimento para as populações urbanas.
Dentro desse conceito, um dos eixos estruturantes do projeto é a presença da natureza, o que a CINQ denomina Naturbanidade.
Entendemos que natureza, urbano e comunidade podem coexistir em harmonia. A natureza é parte do projeto, não apenas um adorno.
Ela contribui para a saúde física e mental dos moradores, reduz ilhas de calor e melhora a qualidade de vida,
explica Eduardo Oliveira, engenheiro e sócio da CINQ.
O projeto, que será lançado em 2026, terá um parque linear, calçadas mais arborizadas entre outros atributos que trazem a natureza para o cotidiano da cidade.
Ao integrar, natureza e caminhabilidade, com espaços públicos de lazer, gastronomia e moradia – outras vertentes do Novo Urbanismo – os bairros se tornam redutos de bem-estar tanto para os moradores quanto visitantes.
Nós precisamos desacelerar, sair do mundo digital, entregar um mundo melhor para as crianças poderem brincar em parques criativos e terem mais acesso à cultura,
complementou Eduardo Oliveira.
Aldeia do Vale Pirenópolis – o Aldeia do Vale Pirenópolis, condomínio horizontal de alto padrão que será erguido aos pés do Morro do Frota e traz em seu projeto o propósito de unir arquitetura orgânica, preservação ambiental e conforto de resort, ressignificando o conceito de viver bem no interior de Goiás.
As casas entremeadas ao verde são uma das marcas do projeto, que nasceu em Goiânia e se tornou uma referência de condomínio sustentável e agora está se expandindo para outras cidades.
Em Pirenópolis, mais da metade da área ( 50,97%) serão de áreas verdes e permeáveis, e 30,95% são de matas preservadas. A baixa densidade é outra marca: serão apenas 152 terrenos, de 1.200 m² a 2.500 m².
Outra característica sustentável do projeto, uma evolução em relação ao condomíno em Goiânia, será a implementação dos swales aos fundos de cada lote.
Essa é uma técnica que consiste na escavação de valas que acompanham o desenho topográfico do terreno, promovendo a retenção e infiltração no solo da água da chuva de maneira mais eficiente. Com 8 a 15 metros de largura, ela também recebe o plantio de mudas nativas, criando uma mata na divisa dos fundos dos lotes.
Jardins Montreal, em Senador Canedo – Com uma área total de 404 mil metros quadrados e 498 unidades, entre lotes residenciais e casas na planta, o Jardins Montreal é o mais recente lançamento imobiliário da FGR Incorporações, empresa que se especializou na projeção e construção de condomínios horizontais.
Localizado na região da divisa entre Goiânia e Senador Canedo, o projeto urbanístico do empreendimento traz entre suas principais atratividades uma área verde preservada de 113 mil metros quadrados e um lago com quatro mil metros quadrados de espelho d’água.
Percebemos que essa área verde que trouxemos foi um dos pontos fortes desse lançamento.
Porque diferente do que é em muitos condomínios, não é apenas um bosque ou uma mata que fica próximo ao condomínio, mas sim uma área verde que corta toda a extensão do empreendimento
explica Camila Alcântara, diretora comercial e de marketing da da FGR.
Encontro das águas, em Abadiânia – Situado no município de Abadiânia/GO, o empreendimento é mais que tem no contato direto com a natureza o seu principal ativo de valorização e impulsionamento de vendas.
Banhado por dois rios, o Corumbá e Capivari e com 300 mil metros quadrados de área verde, o condomínio de chácaras foi desenvolvido com objetivo de explorar a tranquilidade do ambiente do campo, e atender a uma necessidade de reconexão das pessoas com a natureza e consigo mesmas.
Perto da natureza, mas também perto da comodidade, já que o condomínio está apenas cinco minutos de restaurantes famosos na região, como o Jerivá, Madero e Rota 60, além de estar próximo à BR-060, principal eixo comercial do estado, que liga Goiânia, Anápolis e Brasília.
O condomínio de chácara é um projeto da Legado Incorporadora.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Truth Social





