Mesmo que a mídia esconda:
Banco Central é eleito o “Central Bank of the Year 2024”
Na avaliação do prêmio internacional, o BC mantém um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo. Para Campos Neto, “o prêmio é um reconhecimento da excelência do nosso corpo técnico”.
O Banco Central (BC) venceu o “Central Banking Awards” na categoria principal neste ano, sendo eleito o “Central Bank of the Year 2024”open_in_new.
A premiação internacional reconheceu o importante papel desempenhado pelo Banco Central na sociedade brasileira, em especial desde 2021, quando foi aprovada a autonomia da instituição.
O BC foi reconhecido pelo seu papel no combate à inflação, na modernização do sistema financeiro nacional, na atuação internacional e no combate aos efeitos das mudanças climáticas no setor financeiro.
O prêmio foi anunciado nesta terça-feira (12/3). De 2019 até hoje, o BC contabiliza 35 prêmios, entre reconhecimentos nacionais e internacionais.
O Banco Central do Brasil foi eleito o melhor do mundo pela revista Central Banking, que destacou a “política monetária proativa, defesa de sua independência e extensa agenda de pesquisa em fintech”. A lei que estabelece a autonomia do Banco Central foi mais um legado deixado ⤵️ pic.twitter.com/46ExAqlwyr
— Carol De Toni (@CarolDeToni) March 13, 2024
Para a Central Banking, o BC “tem se esforçado para controlar a inflação ao mesmo tempo em que moderniza o sistema financeiro do país.
Ele melhorou sua transparência e comunicação, reformou sua abordagem para intervenções no câmbio e deu suporte à estabilidade financeira, além de ter transformado digitalmente seus próprios processos, ter dado escala ao seu sistema de pagamentos instantâneos (que é o líder mundial) e ter incluído esforços para incorporar o ‘real digital’ em sua estrutura”.
A Central Banking é uma editora especializada em políticas públicas e mercados financeiros com ênfase em bancos centrais.
Na avaliação da instituição, com a autonomia técnica e operacional garantida pela Lei Complementar 179/2021, o Banco Central possui a proteção legal para garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, promover um sólido, eficiente e competitivo sistema financeiro nacional e promover o bem-estar econômico da sociedade.
BANCO CENTRAL DO BRASIL ELEITO MELHOR BANCO MUNDIAL. O Bolsonarista Roberto Campos Neto não pára de ganhar prêmios por seu desempenho no controle da inflação. A política monetária brasileira está em boas mãos até o fim de 2024, enquanto durar o mandato do presidente RC, apesar do… pic.twitter.com/Agz5qsLecP
— Elise Wilshaw (@EliseWilshaw) March 12, 2024
Honra
Para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, é uma honra receber
essa importante distinção da revista Central Banking.
Esse prêmio é um reconhecimento da excelência do nosso corpo técnico, cujo trabalho tem contribuído para a estabilidade do poder de compra da nossa moeda e para a solidez e eficiência do sistema financeiro brasileiro.
Campos Neto ressalta ainda o trabalho que o BC vem realizando no combate à inflação:
Após os grandes choques que afetaram a economia global nos últimos anos, o BC atuou de forma proativa.
Essa estratégia vem gerando resultados positivos, reduzindo a inflação com menores custos em termos de atividade econômica.
O presidente reforça, em seu agradecimento,
que o BC tem implementado uma ampla agenda de inovação financeira, responsável pela inclusão financeira de milhões de brasileiros.
Iniciativas como o Pix, o Open Finance e o desenvolvimento do Drex, nossa CBDC (Central Bank Digital Currency, a moeda brasileira em formato digital), promovem a eficiência e a modernização do sistema financeiro, aponta.
Também adotamos uma agenda de sustentabilidade, alinhada às demandas da sociedade, complementa.
Por fim, Campos Neto afirma que o BC vai “continuar trabalhando para garantir que o sistema financeiro do futuro seja mais eficiente, competitivo, sustentável e inclusivo”.
Parabéns ao presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e toda a equipe do BC pelo incrível feito de receber mais um o prêmio!
Este reconhecimento é uma prova do compromisso e da dedicação em promover a estabilidade financeira e o desenvolvimento econômico do… pic.twitter.com/PJAyHs2Ru7
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) March 13, 2024
Importantes ações durante a pandemia de covid-19
Outro benefício da autonomia, de acordo com a publicação, foi o fato de ela ter reduzido preocupações sobre o potencial do financiamento monetário durante a crise da pandemia de covid-19, quando o BC conduziu operações em mercados domésticos de títulos públicos e de ativos privados, além do mercado internacional, como forma de mitigar os prejuízos causados pela crise sanitária na economia brasileira.
Clima
A premiação ainda lembrou que o BC tem implementado importantes ações no que diz respeito ao clima, no sentido de mitigar, entender e prevenir os efeitos climáticos no sistema financeiro. Para tanto, destacou o fato de a sustentabilidade ter se transformado em um dos pilares da Agenda BC#open_in_new.
Comunicação mais acessível
A publicação destaca também, ao anunciar o prêmio, que o BC evoluiu sua comunicação com diferentes públicos ao abordar temas como política monetária, pagamentos instantâneos, CBDC e educação financeira de maneira simples e acessível, melhorando a sua credibilidade, ao mesmo tempo em que reforça a confiança do brasileiro no sistema financeiro e na Instituição. Além disso, cita o alcance do BC nas redes sociais ao lembrar que o Banco mantém contato direto com os brasileiros por meio de sete redes sociais. A publicação ressalta ainda o canal direto com o cidadão criado a partir da LiveBC, veiculada mensalmente, sempre às 14h, no canal do BC no YouTubeopen_in_new.
Orgulho da equipe econômica que nosso Presidente Bolsonaro escolheu . ✨️🇧🇷
O Banco Central do Brasil foi eleito nesta terça-feira (12) o melhor banco central do mundo. O prêmio foi divulgado pela revista Central Banking, que reúne instituições de todos os países.
No texto sobre… pic.twitter.com/ACzEPrsrwS— 🇧🇷 Paulo H. Briani 🐾 (@brian_colonel) March 13, 2024
Link original da matéria:
https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/787/noticia