Economia : Últimas notícias» Economia

ECONOMIA PÓS ELEIÇÃO NOS EUA

BC dos EUA anuncia redução dos juros em 0,25 ponto percentual

Presidente do Fed diz que resultado das eleições não afeta decisões da autoridade monetária no curto prazo

O Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) anunciou nesta quinta-feira (7) um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, que passa a ser de 4,5% a 4,75% ao ano.

É a segunda redução consecutiva da autoridade monetária após quatro anos sem redução da taxa, confirmando o que já era esperado pelo mercado financeiro.

A atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido,

disse o Comitê Federal de Mercado Aberto, responsável pela definição das taxas do banco central, ao final da reunião.

A decisão foi unânime e já era amplamente esperada pelo mercado.

No entanto, enquanto a declaração de política monetária anterior do Fed mencionava a desaceleração dos ganhos mensais de empregos, a nova declaração se refere ao mercado de trabalho amplamente.

Mesmo com a taxa de desemprego ainda baixa, as condições do mercado de trabalho afrouxaram de forma geral, diz a declaração.

Os riscos para o mercado de trabalho e a inflação estavam  aproximadamente equilibrados,  avaliou o Fed, repetindo a linguagem da declaração divulgada após a reunião de setembro.

A nova declaração também alterou ligeiramente a referência à inflação, dizendo que as pressões sobre os preços “fizeram progresso” em direção ao objetivo do Fed.

O índice de preços de despesas de consumo pessoal, excluindo alimentos e energia, um indicador chave da inflação, mudou pouco nos últimos três meses, operando a uma taxa anual de aproximadamente 2,6% em setembro.

A declaração do Fed será interpretada à luz do retorno do republicano Donald Trump ao poder.

Em seu governo anterior, o republicano teve divergências com o presidente do Fed, Jerome Powell, que tem mandato até 2026.

No entanto, em entrevista coletiva após o anúncio da redução de juros, Powell afirmou que o Fed não está considerando o resultado das eleições em suas decisões.

No curto prazo, a eleição não terá efeitos sobre nossas decisões de política.

Nós não adivinhamos, não especulamos e não assumimos quais serão as futuras escolhas de políticas governamentais, disse Powell,

enquanto o ex-presidente Donald Trump foi reconduzido ao cargo em meio a políticas que provavelmente aumentarão os déficits e pressionarão a inflação para cima.

A política monetária dos EUA segue o que vem sendo feito nas principais economias do mundo. Horas mais cedo nesta quinta, o Banco da Inglaterra anunciou corte de 0,25 ponto percentual nos juros, que foi para 4,75%.

O BCE (Banco Central Europeu), responsável pela União Europeia, reduziu a taxa para 3,25% em 17 de outubro, no terceiro corte consecutivo.

Na direção contrária, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central do Brasil subiu a taxa Selic para 11,25% nesta quarta-feira (6), no segundo movimento seguido de elevação dos juros básicos do país, em meio ao descompasso das expectativas de inflação do mercado em relação à meta, de 3%.

Com Reuters

Link original da matéria:
FOLHA DE SÃO PAULO

Donald Trump, já provocando ma economia americana sem assumir o novo mandato . Justin Lane / Reuters

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo