Economia : Últimas notícias» Economia

Economia em constante crescimento

Empreendedorismo de sucesso: estratégias para impulsionar pequenos negócios em 2025

Empresas devem investir em planejamento, inovação e gestão financeira para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo

No Brasil, o cenário para pequenos negócios está em constante crescimento.

Em 2024, mais de 4,15 milhões de pequenas empresas foram registradas no país, o que é um número impressionante para o setor, de acordo com informações da Receita Federal.

Embora este número destaque a força do segmento, ele também mostra os obstáculos para manter esses negócios operantes.

A alta competitividade entre os negócios exige que os empreendedores adotem boas práticas de gestão.

Conforme o comportamento dos clientes muda e a concorrência cresce, é cada vez mais importante buscar maneiras de melhorar a eficiência em todas as áreas da empresa e fazer com que a marca se fortaleça e ganhe reconhecimento do público.

Planejamento estratégico é o primeiro passo para uma boa gestão

O planejamento estratégico é o primeiro passo para o crescimento. Ele permite que o empreendedor defina suas metas e trace ações específicas para alcançá-las.

Para isso, é importante realizar uma análise do mercado e da concorrência, porque um planejamento bem feito auxilia na distribuição inteligente dos recursos e garante que as decisões tomadas tragam retorno positivo.

Por exemplo, identificar a aceitação do seu público por materiais sustentáveis pode ajudar você a aumentar a oferta de produtos ou mudar o direcionamento da sua marca.

Outro ponto é a digitalização de processos, o contato próximo e humanizado e entregas mais rápidas.

Todos esses fatores, somados, pode fazer uma marca se destacar.

Além disso, um bom planejamento deve ser flexível, já que o mercado é dinâmico.

Assim, a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças e a novos desafios pode trazer visibilidade para o empresário no mercado. Isso garante que o negócio continue crescendo e competindo, mesmo diante de imprevistos ou transformações no setor em que atua.

Gestão financeira como aliada para enfrentar desafios

Uma pesquisa realizada pelo Itaú Empresas, em 2024, mostrou que 90% dos líderes de pequenos e médios negócios têm dificuldades com a gestão financeira de seus empreendimentos.

Para que esse processo seja descomplicado, é necessário ter controle sobre o fluxo de caixa, identificar áreas de corte de custos e gerenciar o endividamento, porque isso ajuda a garantir a longevidade e a saúde financeira da empresa.

Para facilitar ainda mais, investir em ferramentas de gestão, como softwares de contabilidade, pode proporcionar uma visão clara sobre a situação das finanças da empresa.

Essas ferramentas ajudam a tomar decisões mais precisas e contribuem para o equilíbrio do negócio, especialmente em momentos de baixa lucratividade.

Inovação é um dos caminhos para se destacar no mercado

A inovação tem um papel importante no crescimento dos pequenos negócios. Estratégias de marketing digital, automação de processos e ferramentas de e-commerce são alguns exemplos que podem fazer a diferença nos resultados.

No entanto, a inovação não se restringe apenas à tecnologia.

Melhorias nos processos internos também são fundamentais, como otimizar o atendimento ao cliente e adotar métodos ágeis de produção.

Além disso, estar sempre atualizado permite que o negócio se destaque e ofereça soluções mais eficientes aos consumidores.

Gestão eficiente e qualificação andam juntas

Por fim, a capacitação do empresário também é importante para o sucesso de um empreendimento.

Investir em conhecimento sobre gestão, finanças e estratégias de marketing permite que ele tenha uma visão ampla e técnica para tomar decisões acertadas.

Fazer uma faculdade de administração, por exemplo, dá uma base sólida para a gestão da empresa e contribui com o sucesso a longo prazo.

Além de apresentar as melhores práticas de gestão, a qualificação é importante para os empreendedores se adaptarem aos desafios do mercado, porque, inclusive, isso garante que eles construam uma marca forte, competitiva e reconhecida.

Conhecimento e boas estratégias são a base para o crescimento de qualquer empresa.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo