Tendência de investimentos no setor
Expansão da energia solar no Brasil: confira os principais estados que investem na sustentabilidade
Estados em diferentes localidades do Brasil estão em alta na produção de energia fotovoltaica

O Brasil possui grande incidência solar, o que o faz uma grande potência na produção de energia solar, reconhecido no mundo inteiro.
No ano de 2024, o país tropical passou de sexto para quarto maior produtor de energia solar mundial.
Segundo dados da SolarPower Europe, em colaboração com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o crescimento foi de 21% e colocou o Brasil atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia.
Energia limpa
Um dos maiores atrativos e benefícios da energia solar é o fato de ser uma energia limpa, ou seja, que não usa recursos de combustíveis fósseis.
A energia é movida pelo sol, uma energia renovável, pois o sol é um recurso natural que não vai impactar no meio ambiente.
Além de sustentável, a energia solar é tecnológica.
Sua produção é rentável, não pesa no bolso e possui manutenção baixa.
Esse tipo de geração elétrica fotovoltaica é a segunda mais utilizada no país inteiro, perdendo apenas para a hidrelétrica.
Estados brasileiros que mais produzem
São Paulo
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre os estados que mais produziram energia solar em 2024, São Paulo lidera o ranking, com potência instalada de 1.579.040,94 kW.
O uso de energia limpa no estado paulista é muito incentivado, conforme os investimentos atuais, que são impulsionados tanto por grandes usinas e fazendas solares quanto por sistemas de geração distribuída em residências, comércios e indústrias amplamente utilizados.
Paraná
Em segundo lugar, o Paraná tem potência instalada próxima de 855 mil kW. Embora sua incidência solar seja menor do que em estados do Nordeste, a região Sul do país investe em tecnologias eficientes e incentiva a geração limpa de energia.
O boom do uso da energia solar no PR se dá por uma combinação de fatores, como incentivos estaduais, programas de financiamento e aumento de conscientização ambiental entre cidadãos. Tudo isso favorece a expansão do uso de painéis solares em residências, comércios e até propriedades agrícolas.
Minas Gerais
Ocupando a terceira posição, Minas Gerais tem uma presença forte de energia fotovoltaica. O índice de radiação solar é considerado referência nacional, e em 2024, sua potência ultrapassou 837 mil kW.
O desempenho expressivo de Minas foi notável, e com esse avanço, cresce o interesse por modelos alternativos, como a energia solar por assinatura em MG, que oferece acesso à energia limpa sem necessidade de instalação.
O sol
A energia solar ganha espaço a cada ano que passa, e a estimativa é de que seja a principal fonte de energia mundial até 2050.
A tendência é de que cada vez mais estados brasileiros invistam no setor solar.
A liderança de São Paulo, Paraná e Minas Gerais evidencia que, mesmo com diferentes características climáticas e geográficas, as fontes renováveis são possíveis para produzir energia econômica e sustentável.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social