Estadão Economia
Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD
Medida foi adotada como cautela até que investigação sobre trabalho escravo seja concluída

BRASÍLIA – O governo brasileiro suspendeu a concessão de novos vistos temporários para trabalhadores chineses que atuam na construção da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia.
A informação é do Ministério de Relações Exteriores.
No último dia 23, uma força-tarefa de órgãos federais interditou a obra após identificar 163 operários chineses em condições análogas à escravidão.
Eles trabalhavam para a Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas pela BYD para realizar a obra.
Na ocasião, a BYD afirmou não tolerar
desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana e que decidiu
encerrar imediatamente o contrato com a empreiteira responsável por parte da obra na fábrica de Camaçari, além de estudar outras medidas cabíveis.
A BYD também afirmou ter transferido os trabalhadores resgatados para hotéis da região.
O visto de trabalho concedido aos trabalhadores chineses que vieram ao País para a obra é do tipo Vitem V, concedido a estrangeiros com qualificações e/ou experiência compatíveis com as atividades a serem realizadas no Brasil.
A suspensão de novos vistos foi objeto de instrução do Itamaraty enviada aos postos brasileiros na China no dia 20, até que a apuração sobre a denúncia de trabalho escravo seja concluída.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública é o responsável pela análise da documentação e pela concessão dos vistos de trabalho.
Caso a apuração comprove o desrespeito à legislação migratória, inclusive no que concerne ao tipo de vínculo trabalhista entre a empresa e os empregados migrantes, as autorizações de residência concedidas serão canceladas, conforme prevê a legislação brasileira, informou o Ministério da Justiça.
Por enquanto, as emissões de autorização de residência seguem em análise, mas o ministério tem acompanhado com cautela o desenrolar do caso.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO .
Por Mariana Carneiro


