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51% dos mais jovens querem comprar

O que buscam os brasileiros na hora de comprar um carro?

Diferentes gerações possuem suas próprias especificidades e necessidades quando o assunto é comprar um carro, seja ele zero ou usado

Ter um carro já foi o grande sonho de consumo de muitas pessoas.

Hoje, o desejo de ter um automóvel já não é mais uma das grandes prioridades de consumo.

Um dos exemplos disso é que o carro tem sido cada vez mais visto como um bem para o uso, não mais tão voltado à posse e à propriedade.

Neste ínterim, o próprio perfil do consumidor brasileiro tem mudado bastante.

Quem procura por um carro hoje almeja por características diferentes das que eram buscadas no passado.

Logo, essas mudanças impactam diretamente o mercado de carros, sejam eles novos ou usados, e a própria produção desses veículos.

O advento dos elétricos ilustra bem as mudanças pelas quais o modo de usar os carros vem passando.

É possível dizer que aspectos como sustentabilidade, uso cada vez menor dos combustíveis fósseis e economia estão entre as características mais buscadas em um carro, além de conforto e conectividade.

Passado x presente

Antes, desempenho, design clássico e aspecto de luxo eram alguns dos itens mais buscados.

Em contrapartida, os carros entregavam muito pouco em termos de tecnologia e, principalmente, segurança.

Hoje, conforto, espaço interno e baixo custo, seja de manutenção, seja no que diz respeito ao combustível, estão no topo do que as pessoas buscam, variando um pouco de geração para geração.

O que é mais buscado hoje?

Estudo da Localiza&Co mostra que, ao contrário do que comumente se pensa, as gerações mais novas não perderam a vontade de dirigir.

Nascidos entre 1982 e 2009 são os mais interessados em tirar a carteira de habilitação e também os mais entusiastas dos carros elétricos, em comparação com a geração nascida entre 1945 e 1960.

O estudo também mostra que mais de 51% dos mais jovens querem comprar ou trocar de carro, ainda que essa faixa de idade sinalize mais a vontade de utilizar do que ter a posse de um carro.

O fator preço também se mostra muito importante: para 75% dos entrevistados, é
decisivo na hora de escolher entre um modelo e outro.

Mas outras características também entram na equação.

O consumo de combustível é igualmente importante para cerca de metade dos entrevistados, e a segurança para cerca de 28%.

O carro ser 0km importa para 30% dos entrevistados.

Logo, o mercado para um  carro usado apresenta um grande potencial, ainda mais se forem automóveis com bom histórico de cuidados e manutenção.

Outros recortes, como o obtido por pesquisa realizada pela Webmotors, indicam que as mulheres formam um grupo de consumo interessante: para 90% delas, o conforto é um item primordial, seguido por economia e desempenho, para 79% das entrevistadas, e segurança, para 60%.

Sedãs e SUVs costumam ser os modelos mais desejados.

Para Natália Spigai, CMO da Webmotors,

a mudança de comportamento das mulheres reflete uma transformação significativa na sociedade, em que assumimos um papel cada vez mais protagonista nas decisões de compra.

Conclui-se, desta forma, que a própria função do carro e o que ele representa tem mudado com o tempo, visando um consumo muito mais racional, voltado ao bem-estar e à praticidade, ao invés da mera posse e da ostentação.

 

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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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