Economia : Últimas notícias» Economia

Concebido pela Localiza Urbanismo,

Pista de corrida e mata nativa integram novo cartão-postal da Região Metropolitana

Estudos mostram que atividades ao ar livre melhoram capacidade saúde mental

Incorporar a natureza ao cotidiano urbano deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade para a saúde e o bem-estar.

Um estudo publicado no The World Journal of Biological Psychiatry revelou que atividades em ambientes naturais podem alterar a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, área crucial para o planejamento e o desempenho cognitivo.

Reforçando tal descoberta, uma pesquisa de 2024 da Universidade de Utah, publicada na revista Nature, comprovou que caminhar em meio à natureza ajuda a recuperar o desgaste mental e a melhorar significativamente a capacidade de atenção.

E é esse bem estar que o bairro planejado Reserva do Bosque, em Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, leva aos seus futuros moradores.

Concebido pela Localiza Urbanismo, o empreendimento integra a preservação ambiental ao desenvolvimento imobiliário.

A mais recente etapa do projeto destaca-se por uma pista de caminhada de 800 metros, implantada ao lado de uma mata nativa preservada de 63 mil m².

De acordo com Rejane Maria Rodrigues de Souza, coordenadora de vendas do Reserva do Bosque, a pista, que contorna a área verde preservada, foi projetada para oferecer conforto, segurança e acessibilidade aos moradores.

Com a pista, é possível fazer uma caminhada ao ar livre, ao lado de uma mata preservada, o que comprovadamente melhora a qualidade de vida.

É uma pista plana, garantindo a segurança dos frequentadores.

Esse contato proporciona um ar mais puro, uma sensação de bem-estar, e a própria respiração melhora devido ao clima mais úmido gerado pela vegetação, explica.

Parque urbanizado

Indo ao encontro de um movimento crescente nos centros urbanos, o de trazer mais espaços naturais em meio ao concreto, no Reserva do Bosque também está sendo implantado o Parque do Lago.

O espaço, que já conta com 30% de suas obras executadas, tem previsão de conclusão para até o fim de 2025.

Quando finalizado, contará com lago, anfiteatro, quadras, área fitness, playgrounds e amplo paisagismo, sendo um legado de lazer para a cidade e um catalisador de valor para os lotes do entorno.

O parque irá concluir as diversas benfeitorias que levamos ao bairro.

Entendemos que, pelo crescimento recorde da cidade, a que mais aumentou o número de domicílios no País segundo o último censo, era importante agregar este espaço para a comunidade,

diz Danilo Tavares, diretor da empresa.

A Localiza Urbanismo também contribuiu para a implantação de praças e da obra do primeiro quartel da Polícia Militar, que ficará no bairro.

Sobre o bairro

Projetado para 3.650 famílias, o Reserva do Bosque incluiu em suas obras o asfaltamento que conectou as zonas central e sul de Abadia de Goiás, substituindo o antigo trajeto de terra. Essa melhoria não só facilitou o deslocamento diário na cidade, mas também permitiu à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) implementar uma linha de ônibus entre o centro da cidade e o Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia.

Essa implantação criou um elo crucial entre a BR-60 e a GO-040.

O bairro planejado, que começou a ser implantado em 2019 pela Localiza Urbanismo, agora está em sua última etapa. Ao todo, foram lançados 350 lotes no entorno do parque, cuja infra-estrutura já está pronta.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

 

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social

 

Imagem atual do espaço, que já conta com lago natural. Créditos: Acervo Localiza Urbanismo
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo