Economia : Últimas notícias» Economia

Emocionante, experiência de viajar

Por que tornar as viagens mais acessíveis e democratizar o turismo no Brasil?

Descubra a importância das políticas públicas e maneiras alternativas de viajar para a economia do país e de toda a sociedade

A experiência de viajar, conhecer novos lugares, culturas e pessoas é uma das mais enriquecedoras que alguém pode ter, e impacta não só o turista.

Entrar em contato com diferentes histórias e tradições permite o desenvolvimento de novas perspectivas e noções da realidade.

Isso ajuda a construir uma sociedade mais tolerante, curiosa, empática e disposta a compreender o outro e as diferentes crenças e costumes existentes no mundo.

Entretanto, realizar uma viagem no Brasil nem sempre é financeiramente viável para todos.

Os gastos com transporte, hospedagem, alimentação e passeios podem impedir boa parte da população de viajar.

A inacessibilidade ao turismo faz com que o setor não atinja seu auge e a economia não seja impactada da forma como poderia ser.

Por isso, ao longo do tempo, são desenvolvidas políticas públicas voltadas para a democratização do turismo e também medidas que visam baratear as viagens.

O impacto econômico do turismo

Para compreender a importância do turismo no país, é necessário saber que, de janeiro a setembro de 2024, a receita do turismo chegou a R$ 148,3 bilhões.

Este valor foi o maior registrado nos últimos 13 anos, de acordo com a FecomercioSP.

O crescimento pode ser explicado pelo aumento da demanda, mas não só.

Eventos culturais – muitas vezes, realizados com recursos municipais –, redução do desemprego e menores taxas de juros impactam diretamente o setor.

Políticas públicas para o turismo

Além de melhorar os índices econômicos do país, é fundamental que os governos invistam em medidas que miram, de fato, o turismo.

Por isso, o governo federal implementou uma série de medidas para ampliar o acesso às viagens.

O PNT, Plano Nacional de Turismo, tem o objetivo de, entre 2024 e 2027, aumentar o número de turistas, de 93 milhões para 150 milhões.

O projeto em vigor busca estimular o fluxo econômico promovido pelo turismo, possibilitar uma maior inclusão da população e incentivar o turismo sustentável.

Há também políticas públicas mais antigas, como o ID Jovem, que concede descontos ou gratuidade em viagens interestaduais para jovens de baixa renda.

Já para as pessoas com deficiência existe o Passe Livre, que garante a gratuidade em transportes interestaduais para PcD.

Como tornar as viagens mais acessíveis

Há diversas maneiras de viajar de maneira econômica.

Ao se cadastrar no Correio Aéreo Nacional, é possível pegar caronas gratuitas nos voos da Força Aérea Brasileira (FAB), por exemplo.

Mas, para além das políticas do governo, hoje é fácil encontrar hospedagens mais acessíveis em hostels ou em plataformas de aluguel de casas ou apartamentos.

Os programas de trocar pontos por milhas também contribuem para a redução dos custos de uma viagem.

Diversos bancos e até grandes lojas oferecem o benefício de acumular os gastos do cartão para convertê-los em pontuação.

Da mesma forma, empresas aéreas podem oferecer descontos e realizar promoções ao longo do ano em algumas datas específicas.

Vale ficar atento aos sites e as rotas oferecidas.

Por fim, uma outra alternativa é buscar agências que parcelam os pacotes de viagens.

Assim, é possível se planejar e pagar aos poucos, sem comprometer o orçamento.

 

Pontos por milha

https://blog.esfera.com.vc/transferir-pontos-esfera/

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

 

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo