Conteúdo Dijan de Barros
Algumas inovações na construção civil em 2023
Segundo pesquisas, 84% das empresas do setor tiveram custos mais altos do que o previsto
Ao longo da execução de seus projetos, um cenário ideal para investir em inovação, criar projetos mais inteligentes e rentáveis e sair na frente dos concorrentes.
Nos últimos anos, a indústria da construção civil tem experimentado uma grande mudança, trazendo tendências inovadoras para aprimorar os projetos de construção.
A projeção para 2023 indica que são inúmeras as tendências totalmente novas que, com certeza, contribuem a indústria na criação de projetos mais inteligentes, modernos e sustentáveis.
As referidas tendências incluem o uso de tecnologia para aumentar a eficiência, a escolha de materiais de construção sustentáveis e o emprego de novos métodos para otimizar o uso de recursos.
As inovações que vem despontando ao redor de todo o mundo também incluem a adoção de práticas de construção inteligentes que resultam em melhorias significativas na segurança, eficiência e qualidade do trabalho.
Apesar de gerar mais de 10 milhões de empregos no Brasil e ser uma das maiores indústrias do país, de acordo com o estudo
Transformação Digital:
O Futuro da Construção Conectada mostra que o Brasil é um dos países com menor nível de maturidade quando se trata da adoção de novas tecnologias.
Esse cenário, apesar de preocupante, cria oportunidades para empresas inteligentes.
Afinal, essas inovações permitem uma navegação por mares mais calmos e com menos tubarões.
E com a crescente necessidade de construir em um ritmo acelerado, o setor da construção civil está à procura de novas formas de inovar as práticas do trabalho.
Desde drones e realidade aumentada, até aplicativos de projetos de baixo custo, algumas tecnologias estão disponíveis para melhorar os processos de construção.
Para obter sucesso, é importante que as empresas de construção civil se mantenham atualizadas e implementem mecanismos para aproveitar os benefícios da inovação.
As palavras chave dessa nova fase das inovações na Construção Civil são:
Agilidade, Conectividade, Inteligência de Dados, Otimização e Reutilização.
Dentre as inúmeras tendências tecnológicas na construção civil em 2023, destacam-se:
Cidades inteligentes
Esse conceito, já bastante conhecido entre profissionais de engenheiria e arquitetura, se utiliza da tecnologia para solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida dos habitantes, gerando transformação digital sustentável, economia justa e circular, ambiental e sociocultural que atuam de forma planejada e em rede.
BIM
O BIM é muito mais do que uma representação da geometria para efeito de visualização por ser, de fato, uma construção virtual idêntica à edificação real. Ou seja, com essa tecnologia é possível ter todos os dados e detalhes do empreendimento a apenas alguns cliques de distância.
Drones
Que os drones estão dominando o setor de construção civil não é nenhuma novidade. Afinal, as pequenas aeronaves são poderosas e ajudam a acelerar o trabalho em campo, fornecer dados precisos, promover economia de recursos e reduzir o retrabalho, dentre outras vantagens.
De acordo com o instituto McKinsey Company, os projetos no setor de construção civil costumam levar em média 20% de tempo a mais para serem concluídos.
E os drones podem atuar diretamente na etapa de planejamento do projeto, permitindo que ela leve até 75% menos tempo para ser finalizada.
Inteligência artificial
A inteligêncial artificial está por todos os lugares e não seria diferente na construção civil onde se destaca em novos softwares, maquinários, ferramentas e muito mais, permitindo que as tarefas sejam automatizadas e por consequência muito mais ágeis.
Além disso, ela faz toda a diferença tanto na rotina do escritório quanto no canteiro de obras, otimizando procedimentos os mais diversos e reduzindo prazos de execução. (Mappa)
Por Dijan de Barros
Empreendedor Diretor na Saraiva de Rezende.
Especialista em Gestão e Marketing Apresentador Palestrante
Link original da matéria:
https://www.revistaplanetaagua.com/



