interessados em abrir startups .

Desafio Fundação Casas Bahia abre inscrições para jovens goianos

Iniciativa realizada em parceria com a Junior Achievement RJ irá selecionar 100 jovens de 15 a 24 anos de Goiás para capacitação empreendedora

Câmara aprova texto principal da MP que viabiliza a privatização da Eletrobras
21 de junho de 2021
JP Morgan compra 40% do C6 Bank
29 de junho de 2021

Estimular 3 mil jovens de 15 a 24 anos que estejam cursando o ensino médio de escolas públicas, formados por escolas públicas, ou que não estejam estudando ou trabalhando, que tenham interesse pelo tema podem se inscrever pelo site  até o dia 31 de julho.

Estimular 3 mil jovens de todo o Brasil a criarem uma startup, por meio de um programa de aprendizagem prática, com a apresentação de conceitos e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades necessárias para transformar ideias em soluções.

Esse é o objetivo do Desafio Fundação Casas Bahia, realizado em parceria com a Junior Achievement RJ, ONG de educação empreendedora para jovens. Apenas para Goiás, são 100 vagas disponíveis para participar da iniciativa que faz parte de uma série de ações em comemoração aos 60 anos da Fundação Casas Bahia, expressão social do ecossistema da Via Varejo.

A formação terá duração de cinco meses entre capacitação e seleção.

Serão criadas 60 turmas, com 50 alunos cada e dessas turmas, os jovens serão organizados em equipes de até 5 participantes. No total, serão criadas 600 startups, ou equipes, sendo 60 selecionadas para a próxima fase até a seleção de três projetos que irão passar pelo programa de aceleração da Distrito, maior ecossistema independente de startups do Brasil.

Jovens de 15 a 24 anos que estejam cursando o ensino médio de escolas públicas, formados por escolas públicas, ou que não estejam estudando ou trabalhando, que tenham interesse pelo tema podem se inscrever pelo site:

https://www.casasbahia.com.br/fundacao/desafio.aspx       até o dia 31 de julho.

“A inclusão de jovens que também não estão estudando tem o objetivo de proporcionar a retomada do interesse nessa formação e para os jovens formados, o objetivo é oferecer um complemento e novas possibilidades dentro do empreendedorismo”, afirma Natalia Menezes, gerente de investimento social da Via Varejo. “Os interessados poderão se inscrever em equipes formadas ou individualmente, sendo a formação dos times realizada por nós”, explica.

Os jovens selecionados irão participar de uma Trilha de Inovação, contando com os programas O Futuro do Trabalho, JA Startup e duas oficinas focadas em modelagem de negócio e storytelling, onde terão a oportunidade de se conectar com as mudanças geradas pela Quarta Revolução Industrial e como isso impacta a nova economia, além de aplicar os novos conceitos e ferramentas no desenvolvimento de suas startups.

Os encontros serão realizados de forma digital e serão divididos em dois momentos: aula e mentoria. Além dos encontros online todo o conteúdo do programa e as atividades serão disponibilizadas em uma plataforma de educação a distância.

“O ensino de forma online, realmente encurta distância, promove a inclusão e pode ajudar a diminuir a desigualdade que vivemos em nosso país.” Conta Graziella Castilho, presidente da Junior Achievement RJ. Para ela, o maior ganho do Desafio é a possibilidade de levar conteúdos de educação empreendedora para jovens em todo o território brasileiro, possibilitando um aprendizado que possivelmente não estaria acessível. “sabemos o quanto esta chance pode ser decisiva na vida dos participantes e impactante na vida dos nossos mentores. Com um desafio digital, conseguimos enriquecer ainda mais o projeto construído por jovens de regiões diferentes recebendo mentoria de voluntários de regiões também diferentes, agregando a interculturalidade, conhecimentos e experiências completamente distintas em um só lugar.” Complementa Graziella.

Sobre a Fundação Casas Bahia

Comemorando 60 anos de atuação, a Fundação Casas Bahia tem o propósito de fortalecer comunidades, apoiando o que elas têm de melhor e estando junto de iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. A expressão social do ecossistema da Via Varejo – que administra Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br nasceu com o objetivo de cuidar das pessoas e comunidades, e agora, inicia uma expansão gradual de atuação por todo o Brasil.

 

Sobre a Junior Achievement:

A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo.

Com mais de cem anos de existência, ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, o 7º lugar no ranking NGO Advisor que elege as 500 melhores ONGs mundiais.

Além disso, está presente em 120 países e em 24 estados do Brasil.

Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos. Conheça mais sobre esse e outros projetos no site

https://www.jarj.org.br/.

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.