Economia : Últimas notícias

avalia pres. da Fieg, Sandro Mabel

Goiás recupera produção industrial pré-pandemia e lidera crescimento no País

Em setembro, a indústria goiana voltou a crescer pela quarta vez consecutiva, com variação positiva de 0,4% em relação ao mês anterior.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (10/11), mostram que Goiás lidera o crescimento industrial no País, com incremento de 2,5% na produção em 2020, à frente do Rio de Janeiro (2,2%) e Pernambuco (1,8%), únicos Estados igualmente com resultado positivo na base comparativa.

Em setembro, a indústria goiana voltou a crescer pela quarta vez consecutiva, com variação positiva de 0,4% em relação ao mês anterior. Frente a setembro do ano passado, o avanço foi ainda maior (5,3%), sendo o 5º resultado positivo consecutivo nessa base de comparação.

Os setores que mais contribuíram para esse aumento foram fabricação de produtos alimentícios (11,9%), com destaque para açúcar, leite, milho e tomate; fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (11,0%), com aumento na produção de medicamentos; e fabricação de produtos de minerais não-metálicos (17,2%), com aumento na produção de cimentos, materiais de concreto e produtos cerâmicos.

“Os resultados do segundo semestre confirmam a expectativa de recuperação da atividade produtiva. Os empresários têm se mostrado confiantes com a economia e o futuro próximo, assim como têm observado melhora no ambiente de negócios”, avalia o presidente da Fieg, Sandro Mabel.

Quedas

Por outro lado, as atividades que apresentaram maiores quedas de produção foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-35,3%), em retração desde março de 2020, com o início da pandemia; seguida da fabricação de produtos de metal (-22,9%), com comportamento similar, apresentando queda desde abril de 2020; e metalurgia (-10,3%).

Os produtos que tiveram mais influência para o resultado negativo dessas atividades foram automóveis com motor a gasolina, álcool ou biocombustível, veículos para o transporte de mercadorias com motor diesel e automóveis com motor diesel; latas de ferro e aço para embalagem de produtos diversos, esquadrias de ferro e aço, estruturas de ferro e aço em chapas ou em outras formas e esquadrias de alumínio; e ouro em formas brutas para usos não monetários, ferronióbio e ferroníquel

“Apesar de quedas em setores importantes para Goiás, numa análise mais longa, percebe-se a tendência de recuperação da atividade produtiva. O Índice de Confiança do Empresário Industrial goiano já se encontra próximo aos índices pré-crise e o mercado de trabalho formal também tem apresentado melhora, com aumento no número de vagas em setembro”, observa ainda Sandro Mabel.

Nacionalmente, a produção industrial brasileira, medida pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF, IBGE) cresceu 2,6% em setembro, frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Essa alta foi acompanhada por 11 dos 15 locais pesquisados pelo instituto. Nove Estados recuperaram em setembro o patamar de produção pré-pandemia: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. (Fonte: Fieg)

Em setembro, a indústria farmacêutica goiana voltou a crescer pela quarta vez consecutiva, com variação positiva de 0,4% em relação ao mês anterior.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial goiano já se encontra próximo aos índices pré-crise e o mercado de trabalho formal também tem apresentado melhora, com aumento no número de vagas em setembro”, observa ainda Sandro Mabel.
Os setores que mais contribuíram para esse aumento foram fabricação de produtos alimentícios (11,9%), com destaque para açúcar, leite, milho e tomate; fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (11,0%), com aumento na produção de medicamentos
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo