NEGÓCIOS
Gol fecha financiamento de até US$ 600 milhões para transformação da frota
A transação contemplará dezarrendamentos financeiros e dois sale- leasebacks
A Gol informou nesta segunda-feira, 24, que fechou um financiamento de até US$ 600 milhões com a Castlelake LP para financiar a aquisição de novas aeronaves 737 MAX 8.
“O financiamento dessas aeronaves Boeing 737
MAX marca o início de um novo ciclo de criação de valor em nossa
frota,” destaca o presidente da empresa, Paulo Kakinoff, em comunicado
enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “Com condições
favoráveis de mercado para novas aeronaves MAX e nossa forte parceria
com a Boeing, essas aeronaves fortalecem ainda mais a nossa posição de
liderança no mercado.”
A transação contemplará
dezarrendamentos financeiros e dois sale-
leasebacks. A taxa de juros para os arrendamentos financeiros é de
aproximadamente 6% a.a., o que representa uma redução em relação aos
custos de arrendamentos operacionais das aeronaves atuais na frota.
Segundo a aérea,
os recursos originados pela transação cobrirão 100% do
custo de aquisição das novas aeronaves e provem recursos adicionais que
serão direcionados para obrigações e custos de devolução das aeronaves
737 NG da Gol. A companhia espera devolver até 18 aeronaves 737 NG em
2022, e um total de 34 aeronaves NG até o final de 2025, o que deverá
contribuir ainda mais com a redução de custos unitários.
Conforme a Gol,
a entrega dessas 12 aeronaves Boeing 737 MAX adicionais
começa em janeiro de 2022, em linha com o plano da empresa de acelerar
a transformação de sua frota e possuir metade de suas aeronaves sob
arrendamentos financeiros até 2026. No terceiro trimestre de 2021, a
companhia firmou contratos para 26 aeronaves adicionais MAX 8, e
atualmente possui um total de 102 aeronaves Boeing 737 MAX a serem
entregues.
“A aceleração na transformação de nossa frota para o 737 MAX nos
posiciona de forma mais competitiva para crescer com maior
flexibilidade na gestão de nossa capacidade e possibilita a expansão de
rotas e destinos, o que nos garantirá alta eficiência no atendimento às
oscilações na demanda por viagens,” afirma o diretor Vice-presidente de
Operações, Celso Ferrer. “Além disso, a adição dessas novas aeronaves
reduzirá a idade média da frota da Gol de 11 para 7 anos.”
A companhia aérea acrescenta
que o Boeing MAX também é um componente
chave na meta da empresa para atingir a neutralidade de carbono até
2050, já que essa aeronave consome 15% menos combustível, produz 16%
menos emissões de carbono e 40% menos ruído, e possui maior alcance de
voo do que o modelo NG.
Para o diretor vice-presidente Financeiro da Gol,
Richard Lark, a
empresa está em uma posição vantajosa para melhor otimizar a estrutura
de capital por meio de diversos acessos a fontes de financiamento
disponíveis via agências de crédito de exportação, mercado de capitais
e arrendamentos operacionais.
“Essa última transação de aeronaves
reforça ainda mais a sustentabilidade financeira de nossa gestão de
frota e aumenta o valor da companhia para todos os acionistas por meio
de ganhos de eficiência que alcançaremos”, destaca.


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