Mais Crédito & Mais Empregos
Governo lança programa para fomentar micro e pequenas empresas do interior
Do interior. Na mesma linha do governador, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, elencou o estabelecimento de parcerias como uma das principais ferramentas para que Goiás supere a crise provocada pela pandemia.
O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quarta-feira (21/10), os programas Mais Crédito e Mais Empregos, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Retomada, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio).
A medida irá auxiliar empresas, em especial micro e pequenas, a se restabelecerem das consequências provocadas pela pandemia de Covid-19.
“Essa parceria visa preparar e sinalizar alternativas para que micro e pequenos empresários acreditem no potencial que têm para voltar às suas atividades”, ponderou.
O governador ressaltou que a conjugação de forças dos mais variados setores, com independência, é fundamental para o desenvolvimento do Estado.
“Não tem que ter ‘toque de clarineta’ quando o governador passa. Ouvir outras visões é importante para alcançar nosso único objetivo: melhorar a qualidade de vida da população”, sublinhou.
O secretário da Retomada, César Moura, destacou que as grandes empresas, quando enfrentam dificuldades, têm algumas opções para driblar a crise, como a recuperação judicial e o alongamento de dívidas.
“Já os micro e pequenos empreendedores não têm condição de fazer isso. Nós conseguimos trazer para o interior um ambiente de câmara de conciliação e negociação de débitos”,
afirmou, ao mostrar as ferramentas disponibilizadas para auxiliar aqueles que precisam da mão do Estado.
Na mesma linha do governador, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, elencou o estabelecimento de parcerias como uma das principais ferramentas para que Goiás supere a crise provocada pela pandemia. O objetivo, continuou, é fazer com que as empresas permaneçam abertas e voltem a crescer.
“E não há como isso acontecer se não houver créditos, e não haveria como ter créditos com dívidas”,
explicou, ao mostrar como os programas lançados preenchem uma lacuna que não conseguiria solucionada apenas com os esforços do comércio.
O presidente da Fecomércio disponibilizou a estrutura da federação no interior goiano para que a GoiásFomento instale postos em todos os 246 municípios.
“Assim, os recursos chegam a mais empresários”,
reforçou Baiocchi, que ainda elogiou a postura atuante do governador.
O projeto oferece bancas de conciliação, negociação de dívidas entre instituições financeiras e uma maratona de acesso a linhas de crédito. A GoiásFomento é a principal parceira do programa desde que foi criado.
Mais Empregos
O programa tem o propósito de conectar trabalhadores com as vagas de empregos e oportunidades de capacitação, de acordo com a demanda de mercado local. O objetivo é integrar captação de mão de obra com qualificação profissional.
O serviço orienta, por exemplo, os trabalhadores sobre os mais de 100 cursos gratuitos e on-line disponíveis no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), como marketing digital, planejamento estratégico do negócio, entre outros.
Os serviços oferecidos devem ser agendados. As datas disponíveis são entre os dias 03 e 27 de novembro. Durante o mesmo período, haverá atendimento simultâneo em Itumbiara, Minaçu, Catalão, Rio Verde, Porangatu, Ceres, Mineiros, Goiânia e Anápolis.
Na primeira fase de operação dos programas Mais Emprego e Mais Crédito, a ação funcionou em Goiânia, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), de 14 de setembro a 02 de outubro. Foram realizados, no período, 2.643 atendimentos.
Parceiros
Além da Retomada e da GoiásFomento, o Mais Crédito é realizado, pelo Governo de Goiás, em conexão com a Secretaria de Indústria Comércio e Serviços de Goiás (SIC), Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Goiás Turismo e Saneago. Entre os parceiros do governo ainda estão Acieg, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Banco do Brasil e Associação Pró-desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial).
Também são parceiros da iniciativa o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto de Protesto de Goiás (IEPTB-GO), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Lojicred, Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO), Sebrae, Sistema Nacional de Emprego (Sine), Enel, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), 2ª Câmara de Conciliação e Arbitragem (2ª CCA) e Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (SecoviGoiás). (Com informações do Governo de Goiás)
By Jornal Contexto




