Economia : Últimas notícias

Supermacs levou o caso à Justiça

McDonald’s perde registro do Big Mac para rede de fast food irlandesa

Depois de anos de batalha, rede Supermac venceu a gigante norte-americana em processo que a impedia de usar o seu nome em outros países do bloco europeu

O McDonald’s perdeu o registro do nome Big Mac na Europa após anos de batalha contra a rede de fast food irlandesa Supermac.

Nesta terça-feira (15), o Escritório de Propriedade Privada da União Europeia (EUIPO, na sigla em inglês), atestou que a companhia norte-americana não estava usando a propriedade do nome de forma correta no bloco europeu.

A Supermacs levou o caso à Justiça depois que o McDonald’s impediu a empresa de expandir seus negócios pela União Europeia, afirmando que o nome poderia confundir com o seu tradicional sanduíche. Em contrapartida, a rede irlandesa acusou o McDonald’s de “assédio moral de marca registrada”.

O EUIPO determinou que a McDonald’s não provou o uso genuíno da marca Big Mac, que foi registrada em 1996, como um nome de hambúrguer ou de um restaurante. A Supermac foi fundada em 1978, e conta atualmente com 106 estabelecimentos na Irlanda e Irlanda do Norte. Com a decisão, ela pode expandir sua rede para os outros países do bloco europeu.

“Nós argumentamos que não haveria confusão. Big Mac e Supermac são duas coisas diferentes”, diz o fundador da rede irlandesa, Pat McDonagh. “A União Europeia está basicamente a dizendo que ou se usa uma marca, ou se perde o direito ao seu registro.”

O McDonald’s ainda pode recorrer na decisão. Em nota, a cadeia de fast food afirma que espera que medida seja anulada.

“Estamos decepcionados com a decisão do EUIPO e acreditamos que esta decisão não levou em conta a evidência substancial apresentada pelo McDonald’s provando o uso de nossa marca Big Mac em toda a Europa”.


McDonald’s perde registro do Big Mac para rede de fast food irlandesa Divulgação
O Big Mac foi criado pelo franqueado Jim Delligatti para atrair o público adulto para o seu restaurante em Pittisburg, na Pensilvânia (EUA) (McDonald’s/Divulgação)
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo