ECONOMIA
Mercado interrompe redução da prévia da inflação
A previsão foi revisada para baixo nas 17 semanas anteriores
Depois de 17 semanas seguidas de baixa, o mercado elevou a estimativa da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O Banco central
publica a projeção toda segunda-feira por meio do Relatório Focus.
O IPCA é calculado
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na edição desta segunda-feira, 31, a prévia para o fechamento do indicador em 2022 ficou em 5,61%. Ou seja: 0,01 ponto porcentual acima da previsão anterior. Por outro lado a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano se manteve a mesma da semana passada: 2,76%.
Nesta segunda-feira
foi a primeira vez que o Banco Central publicou o Relatório Focus depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. Os dados, entretanto, refletem as expectativas do mercado anteriores ao resultado das urnas.
De acordo com o Banco Central,
o Relatório Focus traz estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação.
O documento
mostra a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de inflação calculados pelo IBGE, crescimento do PIB, câmbio, taxa Selic, resultado da balança comercial e dívida líquida do setor público, entre outros indicadores para o Brasil.
By: Artur Piva
Link original da matéria:
https://revistaoeste.com/economia/mercado-interrompe-reducao-inflacao/




