Economia : Últimas notícias

BC fará Cortes De Juros.

Questão é de Quanto Será o Corte De Juros Pelo BC, Diz Haddad.

Segundo o ministro da Fazenda, não se discute mais que haverá redução e “há espaço” para corte de mais de 0,25%.

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse na 5ª feira (13.jul.2023) que não se discute mais quando o BC (Banco Central) fará cortes de juros, mas qual a percentagem de redução.

É a expectativa de todo mundo a essa altura [que haja a diminuição das taxas de juro], 100% dos analistas esperam o corte”, declarou em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da Rede TV!. “Eu dizia há 3 meses que o problema não era ‘se’, mas era ‘quando’ [haveria o corte]. Agora, não é mais ‘quando’, é ‘quanto’”, falou.

Haddad disse que, em sua opinião, “há espaço” para que o corte seja superior a 0,25%. Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%, valor considerado alto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nós temos 2 novos diretores no Banco Central”, afirmou, referindo-se a Gabriel Galípolo e Ailton Aquino. “O que a gente quer é que esses novos diretores levem mais subsídios técnicos para sustentar uma decisão que, quem sabe, coloque o Brasil em uma rota de crescimento sustentável”, declarou.

O ministro falou de seu relacionamento com o Congresso. Disse manter uma boa relação com os presidentes da Câmara e do Senado – Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente. “Eles foram fiadores de uma transição difícil”, declarou.

Sobre a reforma tributária, Haddad disse que o Congresso entende que ela é importante para o Brasil. Segundo ele, o efeito que as mudanças trarão não serão imediatos, mas “diluído” ao longo dos anos.

O efeito instantâneo que ela tem é que o Brasil já chama a atenção do mundo no ponto de vista de investimento estrangeiro”, falou, acrescentando que haverá “boas notícias no mercado de capitais a partir dessa reforma”.

Já com relação a uma possível 2ª fase, em que havia mudança na tributação sobre patrimônio, Haddad falou que o foco é “cobrar de quem não paga” imposto de renda. “Tem cabimento um brasileiro ter dinheiro em um paraíso fiscal e não pagar imposto sendo residente no Brasil?”, questionou.

PAC

Segundo Haddad, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será “bastante amplo” e dará atenção à questão ambiental. O ministro disse que o programa será “mais verde” do que de costume.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Rosiane Stephanie

    Rosiane é editora de conteúdo de várias editorias no portal 7Minutos.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo