Educação : Últimas notícias» Educação

Conteúdo Alessandra Câmara

UNIALFA Goiânia amplia atuação internacional e fecha parcerias acadêmicas na Espanha

Acordos com universidades espanholas envolvem intercâmbio, pesquisa conjunta e eventos acadêmicos

A UNIALFA Goiânia começa 2026 com novos avanços no processo de internacionalização acadêmica.

A instituição firmou e encaminhou parcerias com duas universidades da Espanha — a Universidade de Cantábria, em Santander, e a Universidade de Deusto, em Bilbao — com foco em cooperação acadêmica, mobilidade de estudantes e docentes, produção científica conjunta e realização de eventos internacionais.

As tratativas ocorreram durante uma agenda institucional cumprida por representantes da UNIALFA na Espanha, no início de dezembro.

Participaram das reuniões o diretor da Escola de Negócios, Saúde e Politécnica, professor José Eduardo de Miranda, e o coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA), professor Pedro Henrique de Souza.

As parcerias integram a estratégia de internacionalização da instituição e envolvem ações voltadas tanto para a graduação quanto para os programas de pós-graduação, com participação de estudantes, professores e pesquisadores dos dois países.

O convênio com a Universidade de Cantábria (UC) foi formalizado durante reunião realizada no Pavilhão do Governo, em Santander, no dia 5 de dezembro.

O encontro reuniu representantes das duas instituições e definiu os principais eixos da cooperação acadêmica.

Pela UNIALFA, participaram o professor José Eduardo de Miranda e o professor Pedro Henrique de Souza.

A Universidade de Cantábria foi representada pela reitora, professora Conchi López; pelo vice-reitor de Relações Internacionais e Estratégia, professor Luis Muñoz; pelo secretário-geral, professor Julio Álvarez; e pelo diretor da área de Simplificação Administrativa, professor Diego García.

O acordo estabelece intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, criação e oferta compartilhada de cursos e participação em seminários e eventos acadêmicos no Brasil e na Espanha.

Como resultado direto da parceria, as instituições definiram a realização da II Jornada Internacional de Produção Técnica e Científica.

O evento ocorrerá nas dependências da Universidade de Cantábria, na segunda semana de novembro de 2026, e contará com a participação de professores e estudantes das duas instituições.

Parceria com a Universidade de Deusto

Em Bilbao, a UNIALFA avançou na celebração de um Convênio de Cooperação Internacional com a Universidade de Deusto.

A reunião ocorreu na tarde da terça-feira, 2 de dezembro, com a participação do professor doutor Enrique Gadea Soler, catedrático da instituição espanhola.

Durante o encontro, os representantes ajustaram os termos do acordo, que prevê mobilidade acadêmica, realização de eventos internacionais e coprodução técnica e científica entre docentes das duas instituições.

A primeira iniciativa definida dentro dessa parceria é a elaboração de uma obra coletiva bilíngue, em português e espanhol, organizada por professores da UNIALFA e da Universidade de Deusto, com publicação prevista para este ano.

Segundo o professor José Eduardo de Miranda, o convênio amplia as possibilidades práticas para os cursos da Escola de Negócios, Saúde e Politécnica.

O convênio eleva os cursos a um patamar diferenciado, haja vista o diálogo sistêmico com as melhores práticas acadêmicas desenvolvidas no contexto europeu, afirmou.

Ele acrescentou, ainda, que a parceria permite estruturar processos de mobilidade acadêmica, com o envio de estudantes da UNIALFA para a Espanha e a recepção de alunos espanhóis no Brasil.

O professor Pedro Henrique de Souza destacou que a cooperação também impacta diretamente o Mestrado Profissional em Administração. Para ele, o acordo contribui para ampliar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos no programa e criar novas possibilidades de atuação acadêmica internacional para docentes e discentes.

Além da obra coletiva, outras ações já estão em articulação dentro do acordo com a Universidade de Deusto. De acordo com o professor Miranda, a expectativa é receber professores estrangeiros para atividades técnicas e científicas na UNIALFA.

Já estamos articulando a recepção de professores de fora para desenvolverem atividades técnicas e científicas aqui na UNIALFA, tanto na graduação como nos mestrados, explicou.

Durante a mesma semana, os representantes da UNIALFA também cumpriram agenda institucional no Instituto de Estudos Cooperativos da Universidade de Deusto, na Universidade de Mondragón, em Arrasate, e voltaram à Universidade de Cantábria, ampliando o diálogo com diferentes centros acadêmicos da Espanha.

As iniciativas integram a estratégia de internacionalização da UNIALFA e ampliam a atuação acadêmica da instituição em cooperação com universidades europeias, com foco em ensino, pesquisa e intercâmbio acadêmico.

Por Alessandra Câmara

 

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

 

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Truth Social  

Professor José Eduardo de Miranda, diretor da Escola de Negócios, Saúde e Politécnica da UNIALFA, durante reunião na Espanha relacionada às tratativas de cooperação acadêmica.
Professor José Eduardo de Miranda (à direita) participa de reunião com representantes de instituição espanhola, durante agenda internacional da UNIALFA voltada a parcerias acadêmicas.
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo