Esporte : Velocidade

Fórmula 1 pede para

Massa não comparecer ao GP da Itália e remove faixa de apoio da torcida

Massa não chegou a embarcar e permaneceu em São Paulo.

A ação que Felipe Massa move na Justiça contra a Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) trouxe sua primeira consequência direta para o piloto brasileiro nesta semana.

A direção da F-1 pediu a Massa, que tenta reaver o título mundial de 2008, que não comparecesse ao GP da Itália, neste fim de semana.
A corrida no tradicional Circuito de Monza é uma das mais importantes da temporada. E costuma contar com a presença do piloto por causa da sua proximidade com a Ferrari, equipe que defendeu entre os anos de 2006 e 2013.

Além disso, por ser “embaixador” da F-1, ele costuma comparecer a diversas etapas ao longo do ano.

Para o GP italiano deste ano, não seria diferente.

O vice-campeão mundial de 2008, justamente pela equipe italiana, pretendia rever amigos e a torcida no fim de semana, em Monza.

No entanto, recebeu um pedido da organizadora para não visitar o circuito. Massa não chegou a embarcar e permaneceu em São Paulo.

O clima entre as partes também azedou

Em razão da decisão da F-1 de remover uma faixa da torcida italiana em apoio a Massa quanto à disputa na Justiça pelo título do Mundial de Pilotos de 2008.

Ela foi instalada num dos alambrados do circuito italiano, justamente diante do box da Ferrari, por membros do Ferrari Club Caprino Bergamasco. A faixa exibe a mensagem

Felipe Massa, campeão do mundo de 2008.

Naquela temporada, ele ficou com o vice enquanto o inglês Lewis Hamilton faturou o título por apenas um ponto na tabela do campeonato.

Aquela temporada ficou marcada pelo escândalo chamado Cingapuragate.

No GP de Cingapura, o brasileiro Nelsinho Piquet causou uma batida de propósito, seguindo ordem do chefe da Renault, Flávio Briatore, para beneficiar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.

A batida bagunçou aquela corrida, prejudicando diretamente Massa, que era o líder do campeonato e caminhava para o seu primeiro título na F-1.

Anos depois, o pai de Nelsinho veio a público para confirmar a ordem recebida pelo seu filho.

Nesta sexta,

Antes do início do primeiro treino livre do GP, funcionários da F-1 pediram para os torcedores removeram a faixa.

O argumento era de que o item estaria bloqueando a visão de parte da torcida.

Mas, na prática, estava fixada na parte inferior às arquibancadas.

Link original da matéria:
https://www.jornaldocomercio.com/esportes/2023/09/1121753-formula-1-pede-para-massa-nao-comparecer-ao-gp-da-italia-e-remove-faixa-de-apoio-da-torcida.html#:~:text=Para%20o%20GP%20italiano%20deste,e%20permaneceu%20em%20S%C3%A3o%20Paulo.

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo