Estilo : Comportamento» Estilo

Personalidade

Adhemar Santillo: da infância em Anápolis ao legado inesquecível na Política e Comunicação

Adhemar se tornou uma figura ímpar no contexto socioeconômico e política de Anápolis

Ao lado do pai, Virgínio, da mãe, Elidia e dos irmãos Henrique (o mais velho) e Romualdo (o mais novo) Adhemar Santillo, ainda criança, desembarcou de um vagão de passageiros da Estrada de Ferro Goyaz, vindo de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para fazer história, primeiro em Anápolis e, depois, em Goiás e no Brasil. Antes, todavia, ajudara o pai na lida comercial, mas, com seu tirocínio, logo descobriu suas vocações. E, dentre elas, as duas principais paixões: o futebol e o rádio.

Adhemar Santillo foi precoce em muitas coisas. Foi servidor público municipal, presidiu a Liga Anapolina de Desportos (hoje Liga Anapolina de Futebol), jogou futebol no Ipiranga Atlético Clube, foi narrador esportivo e, ainda, líder estudantil com passagens pela União Independente do Estudantes de Anápolis (UIEA) e UESA (União dos Estudantes Secundários de Anápolis).

Atuou, ainda, no Grêmio Literário “Castro Alves”, do Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida”. E, tudo isso, antes de ingressar na política partidária propriamente dita.

Adhemar Santillo se tornou uma figura ímpar no contexto socioeconômico e política de Anápolis, devido ao seu destemor e à liderança que, sempre, exercia em seus ambientes de atuação.

Dono de uma personalidade marcante e conhecido por sua trajetória como prefeito, deputado federal e estadual, secretário de Estado de Goiás, ele deixou um legado significativo tanto na administração pública quanto no setor privado como empreendedor no setor da radiofusão.

Sua dedicação ao desenvolvimento da cidade e do estado de Goiás é um exemplo de liderança e compromisso com o bem-estar da comunidade.

Nascido em Ribeirão Preto, São Paulo, em 13 de novembro de 1939, Adhemar veio para Anápolis ainda criança e passou praticamente toda a sua vida nesta cidade. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (FADA).

Trabalhou como chefe de Relações Públicas nas administrações dos ex-prefeitos Jonas Duarte e Raul Balduíno. Em 1970, candidatou-se a Deputado Estadual pelo MDB e foi o mais votado do partido, sendo o terceiro mais votado em Goiás.

Ele iniciou sua carreira política em Anápolis, cidade que sempre foi o centro de suas atividades e preocupações. Membro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Adhemar destacou-se rapidamente como um líder comprometido e eficaz, ao defender os interesses dos cidadãos.

Foi eleito deputado estadual (1971-1975), com firme atuação. Por conta disso, foi impulsionado, naturalmente, a candidatar-se e ser eleito deputado federal (1975-1985). No Congresso Nacional, continuou a lutar pelos direitos dos goianos e apresentou projetos de lei e emendas constitucionais de grande relevância.

Adhemar Santillo foi deputado constituinte e chegou a ocupar a Segunda Secretaria da Câmara Federal. Lá, publicou vários livros, dentre eles, o clássico “Da Mesa Farta à Subnutrição”, em que criticava os gastos exagerados do governo militar da época.

Mas, tem-se com certo que um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira foi sua gestão como prefeito de Anápolis em duas oportunidades: (1986-1989 e 1997-2001).

Foi eleito e reeleito, com grande confiança e com o apoio da população.

Em seus dois mandatos, Adhemar deu nova dinâmica ao Governo Municipal por implantar grandes e importantes obras físicas e sociais, com destaque para a infraestrutura, como a pavimentação de ruas, construção de escolas, aterro sanitário e unidades de saúde.

Foi um grande incentivador do crescimento industrial da cidade, por atrair investimentos e gerar empregos.

Ele foi um dos fundadores do MDB em Anápolis e é lembrado como uma das grandes vozes de resistência à ditadura militar em Goiás.

Enquanto parlamentar, ao lado dos irmãos Henrique e Romualdo, Adhemar, sempre, ocupou espaços no Rádio Anapolino. Foi o articular e apresentador do programa “O Povo Falou Tá Falado’, líder de audiência nas emissoras de rádio Carajá e Santana, respectivamente.

Por motivos políticos, entretanto, ele foi forçado a deixar o rádio temporariamente, mas, logo fundou uma emissora consistente: a Rádio Manchester de Anápolis, com prefixos AM e FM, que geraram empregos e fomentaram o crescimento da Cidade.

E, mesmo após deixar a política, Adhemar Santillo administrou programas jornalísticos e de entretenimento. Ressalte-se que ele nunca deixou o rádio, veículo pelo qual se tornou uma figura conhecida e respeitada.

Legado e Reconhecimento

Adhemar era irmão de Henrique Santillo, que também teve uma carreira política destacada, incluindo cargos como governador de Goiás, deputado estadual, Senador da República, Ministro da Saúde e conselheiro do Tribunal de Cotas do Estado e de Romualdo Santillo, radialista, ex-deputado estadual e advogado. Adhemar deixou a esposa, Onaide Silva Santillo (Deputada Estadual 1995/1999 – 1999/2003 – 2003/2007), e três filhos.

Ele faleceu em 9 de março de 2021, aos 81 anos, devido a uma embolia pulmonar.

Mas, sempre, é lembrado por seu legado de lutas em favor da democracia e por sua contribuição significativa à política e à comunicação em Anápolis e Goiás.

Ao longo de sua carreira, Adhemar Santillo recebeu diversas homenagens e reconhecimentos por seu trabalho.

Por: Vander Lúcio Barbosa
Vander é o Editor chefe e diretor geral do Jornal Contexto de Anápolis, tambem é colunista do Portal 7Minutos.

Em 1983, Adhemar Santillo dividiu o palanque com Ulisses Guimarães, Henrique Santillo, Iris Rezende e Anapolino de Faria, entre outras lideranças, na histórica luta pelas “Diretas Já”. Em 1983, Adhemar Santillo dividiu o palanque com Ulisses Guimarães, Henrique Santillo, Iris Rezende e Anapolino de Faria, entre outras lideranças, na histórica luta pelas “Diretas Já”. Arquivo de família
Adhemar e Onaide: uma história real de amor eterno, construída com parceria e dedicação ao longo de toda a vida. Arquivo de família
Adhemar Santillo era conhecido por seu bom humor, palavra amiga e sábios conselhos políticos. Arquivo de família
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Vander Lúcio

    Fundador e diretor do Jornal Contexto; foi repórter mirim, aos 15 anos, do Jornal de Brasília; editor, repórter e apresentador da TV Tocantins e editor de vários jornais, revistas e publicações periódicas. Também foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e diretor de comunicação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), dentre outras atividades.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo