Os golpes de falsos empréstimos
Cresce em 60% o número de idosos vítimas de falsos empréstimos consignados
Para combater os golpes, o Procon, em parceria com a OAB Anápolis promoveu ação de conscientização no Centro de Convivência de Idosos da cidade
Os golpes de falsos empréstimos consignados aplicados contra idosos cresceram 60% no país desde o início da pandemia até o fim de 2022.
Os dados
são da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Esses golpes são especialmente perigosos, pois muitos idosos são vulneráveis e podem ser facilmente enganados por criminosos que se aproveitam da sua boa fé.
Trata-se de uma prática criminosa
que causa prejuízos financeiros e emocionais. Por isso, é importante que todos estejam alertas e que as autoridades tomem medidas para punir os criminosos que praticam esse tipo de fraude.
A fraude
A fraude funciona da seguinte maneira: os criminosos entram em contato com os idosos se passando por funcionários do INSS para obterem senhas e outros dados pessoais. Depois, se passam por representantes de bancos ou instituições financeiras, oferecendo empréstimos consignados com taxas de juros baixas e condições vantajosas. Eles afirmam que todo o processo é rápido e fácil, e que o dinheiro será liberado em poucos dias.
Para convencer os idosos
a fazer o empréstimo, os criminosos pedem informações pessoais, como nome completo, CPF, RG, endereço e número de telefone. Com todas as informações em mãos, eles conseguem acessar os dados bancários dos idosos e realizar saques e transferências indevidas.
Os idosos muitas vezes só percebem
que caíram em um golpe quando recebem a fatura do cartão de crédito ou a cobrança do banco com valores muito superiores aos que foram combinados. Nesse momento, muitas vezes já é tarde demais para recuperar o dinheiro perdido.
Prevenção
Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, o Procon, em parceria com a OAB Anápolis, realizou um trabalho no Centro de Convivência de Idosos de Anápolis. Os advogados Thayná Beatriz Cunha, membro da Comissão de Advocacia Jovem e Luciano Caetano, vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor palestraram no local explicando como ocorrem os golpes e quais os cuidados a se tomar para evitar cair neles.
Segundo Thayná,
é importante que os idosos fiquem atentos aos sinais de alerta, como ofertas de empréstimos muito vantajosas, pedidos de informações pessoais e bancárias por telefone ou e-mail, e prazos de pagamento muito curtos.
“É importante que os idosos não confiem em desconhecidos que oferecem serviços financeiros por telefone ou internet”, disse ela.
Já Luciano
orientou que,
“caso desconfie de alguma oferta de empréstimo, é importante entrar em contato diretamente com a instituição financeira para confirmar a veracidade da oferta.
“Lembrem-se que o INSS e os bancos nunca pedem informações bancárias por telefone ou e-mail, e que toda transação deve ser feita presencialmente em uma agência bancária”,
alertou ele.
Também participaram da ação
o Diretor do Procon, Wilson Velasco e o Presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Pedro Henrique Fonseca.