Estilo : Comportamento

Luto . Morre Flávio Migliaccio

De Xerife a Tio Maneco, uma carreira de sucessos na TV, no teatro e no cinema

Ator, morto aos 85 anos, participou de mais de 30 novelas, como 'O astro' e 'A próxima vítima'

RIO – Morreu, nesta segunda-feira (4), aos 85 anos, o ator Flávio Migliaccio, conforme noticiou o colunista Ancelmo Gois.

Ele foi encontrado já sem vida em um sítio que mantinha desde a década de 1970 na Serra do Sambê, em Rio Bonito (RJ). O caso foi registrado como suicídio pela polícia.

No local, teria sido achada uma carta em que o ator se queixa da dificuldade da velhice no Brasil.

Flávio nasceu em 15 de outubro de 1934, no Brás, em São Paulo. Seu primeiro papel como ator foi no teatro, nos anos 1950.

À época encorajou a irmã, Dirce Migliaccio (1933-2009), a subir nos palcos com ele. Os dois participaram de diversas montagens do Teatro de Arena. Dirce fez muito sucesso como a Emília, do “Sítio do pica-pau amarelo”, e também como a Judiceia Cajazeira, de “O bem amado”.

Na televisão, fez várias pontas na Tupi, até chegar seu primeiro grande papel: Xerife, na novela “O primeiro amor”, em 1972. Seu personagem fez tanto sucesso que, no mesmo ano, surgiu o seriado “Shazan, Xerife e Cia”, em que estrelou ao lado de Paulo José.

Flávio também foi um fenômeno com o público infantil, herança de sua popularidade com seu personagem Tio Maneco. Em 1971, o filme “Aventuras com Tio Maneco”, estrelado e dirigido pelo ator, foi vendido para mais de 30 países.

Em 1975, o personagem voltou às telonas com “O caçados de fantasmas”. Em 1980, novo sucesso com o filme “Maneco, o super tio”.

Já a série de TV “As aventuras do Tio Maneco”, exibida pela TVE entre 1981 e 1985, consolidou na televisão o sucesso que Flávio já havia pavimentado nos cinemas.

“Foram mais de 30 novelas em sua trajetória, como “O astro” (1977), “Rainha da sucata” (1990), “A próxima vítima” (1994), “Vila Madalena” (1999), “Senhora do destino” (2004), “América” (2005) e “Sete pecados” (2007), “Passione” (2010) e “Êta! Mundo bom” (2017).”

O último trabalho de Flávio Migliaccio na TV foi na novela “Órfãos da terra”, da TV Globo, em 2019, quando interpretou o imigrante Mamede. Também no ano passado, participou da minissérie “Hebe”, atuando ao lado de Andréa Beltrão, que interpretou a apresentadora de TV, morta em 2012.

Link original da matéria:
https://oglobo.globo.com/cultura/flavio-migliaccio-de-xerife-tio-maneco-uma-carreira-de-sucessos-na-tv-no-teatro-no-cinema-1-24409196

Flávio Migliaccio como o Mamede, da novela ‘Órfãos da terra’: último trabalho na TV Foto: Divulgação
Em 1972, ao lado de Paulo José, no seriado ‘Shazan, Xerife & Cia.’ Foto: Arquivo O Globo
‘As aventuras do Tio Maneco’: filme de sucesso em 1971 e série que marcou gerações, nos anos 1980 Foto: Reprodução
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo