A prova real
É falsa mensagem que diz que idoso de SC perdeu R$ 1,2 mil do auxílio emergencial
Publicação usa foto de identidade de homem do Oeste de SC que está desaparecido desde 2018
Uma mensagem falsa que divulga a foto da identidade de um homem dizendo que ela teria sido encontrada com R$ 1,2 mil, referentes ao pagamento do Auxílio Emergencial, circula nos últimos dias nas redes sociais.
A mensagem traz um suposto relato de alguém que teria encontrado o documento e o dinheiro e pede ajuda para encontrar o dono, informando um telefone de contato. A mensagem é falsa.
No texto, não há referências à cidade em que isso teria ocorrido, informando apenas que seria “em frente à Caixa Econômica Federal”, algo comuns em mensagens falsas que visam apenas o compartilhamento.
O telefone de contato informado também não possui código de área para informar a localização.
Em outras versões da mensagem, aparecem diferentes DDDs para o telefone.
Com isso, a publicação passou a ser disseminada em diferentes cidades e Estado do país.
Além disso, a foto divulgada na carteira de identidade da mensagem fake é na verdade de Mario Luis Obregão dos Santos, um idoso do município de São Miguel do Oeste e que está desaparecido desde 2018. Ele desapareceu quando foi trazido a Florianópolis para fazer um exame.
Em contato com a reportagem da NSC, a família confirmou que a mensagem é falsa, que Mario Luiz permanece desaparecido e que os documentos dele estão em posse da família. Até o momento a família não teve nenhuma notícia sobre o paradeiro dele. A foto de Mario Luiz permanece no portal SOS Desaparecidos, da Polícia Militar.
Em Anápolis
As redes sociais de Anápolis esta semana viralizou a postagem, mexendo sentimentalmente com o anapolino, devido ao fato de um senhor de idade perder esta quantia, que até poderia ser a retirada de um auxilio emergencial e claro que se isso fosse real deveria estar em estado até preocupante
O Portal 7Minutos ao ver o post, e com a foto e o documento entrou em contato com a CEF, agencia de Anápolis e na hora se dispuseram em procurar no sistema, o possível auxilo pago a este senhor . O que alertou ao profissional da CEF, era descobrir um dos nomes que estava abreviado ou descobrir a data de nascimento.
Iniciamos a busca em Santa Catarina e viemos a descobrir o fake que a muito tempo ja vem sendo viralizado nas redes sociais.
Mistério solucionado. E nossos agradecimentos ao pessoal da CEF Anápolis que se dispuseram a auxiliar na localização do senhor e que graças a uma observação, conseguimos chegar ao Fake
Link original da matéria:
https://www.nsctotal.com.br/noticias/e-falsa-mensagem-que-diz-que-idoso-de-sc-perdeu-r-12-mil-do-auxilio-emergencial




