Estilo : Comportamento

o Bem Maior e toda a Virtude

Esqueceram a ética

De modo geral a Ética é a ação da moral, ou seja, inclui aquilo que seja “bom”, “justo”, “virtuoso”, “correto” no caminhar em sociedade.

Volta e meia alguém grita a palavra Ética, dizendo-se dentro dos melhores conceitos e significados da palavra:

“fiz tal coisa vergonhosa, mas nunca feri a ética…”

Hoje virou moda as pessoas, as empresas e as organizações falarem de Ética.

Usam a palavra para dizer que não a atacaram quando se veem diante de provas de que, se não cometeram crime, por si só assassinaram a ética.

Bradam do alto dos maiores montes da virtude que são éticos, quando esse mesmo monte foi alcançado às custas de comportamentos no mínimo questionáveis.

Muitos justificam seus atos pela ética, quando deixam de fazer algo que deveriam fazer para salvar vidas ou preservar patrimônio, principalmente o público.

Ética virou a palavra do paladino, daquele que está pairando acima de tudo e de todos, mas que se vale dizer que nunca feriu a Ética.

Mas o que é Ética afinal?
De modo geral a Ética é a ação da moral, ou seja, inclui aquilo que seja “bom”, “justo”, “virtuoso”, “correto” no caminhar em sociedade.

Enquanto estudo filosófico, remonta a Aristóteles, que definiu Ética com uma disciplina da filosofia que busca definir a relação entre os comportamentos humanos, a virtude e a busca da felicidade comum.

Mas o que se pode dizer hoje sobre Ética, em termos bem resumidos e de fácil entendimento, como nossos avós nos ensinaram , é que ter Ética é ter “Vergonha na Cara” e que uma pessoa que comete ataques à Ética, mas não o admite, é um “Cara de pau” pois consegue fazer ou dizer coisas sem expressar nenhum tipo de arrependimento ou de emoção.

Hoje é o dia para refletir sobre a Ética, nesse momento em que muitas instituições, algumas até mesmo seculares, estão sendo questionadas sobre seu comportamento Ético perante ações de pessoas que deveriam encarnar a Ética, o Bem Maior e toda a Virtude assim não o fazem, sejam elas empresários, políticos, religiosos, membros da justiça, autoridades governamentais ou candidatos a cargos eletivos.

Engana-se quem acha que o povo não sabe o que é Ética, pois o cidadão comum tem o conceito bem definido na sua mente e na sua educação de berço.

E o julgamento ético não depende de manobras judiciais ou do Direito, as pessoas sabem quem é Ético ou quem não tem “vergonha da cara”.

No momento certo, quem fere a Ética terá sua merecida recompensa, nesse ou em outro Universo.

By Carlos Marcelo Cardoso Fernandes

Coronel Intendente da Reserva da Aeronáutica; Administrador de Empresas; Especialista em Orçamento, Planejamento e Gestão Pública; Especialista em Logística Empresarial, Colaborador do 7Minutos

E o julgamento ético não depende de manobras judiciais ou do Direito, as pessoas sabem quem é Ético ou quem não tem “vergonha da cara”. Imagem: OBVIOUS
By Carlos Marcelo Cardoso Fernandes.   Coronel Intendente da Reserva da Aeronáutica; Administrador de Empresas; Especialista em Orçamento, Planejamento e Gestão Pública; Especialista em Logística Empresarial, Colaborador do 7Minutos

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo