Estilo : Comportamento

#Franprecisaviver

Grupo Comunicadores do Bem busca ajuda para Fran

Bom dia, pessoal, essa é a Fran, portadora de uma doença rara chamada Neuromielite óptica. Hora de contribuir...

O Grupo do Bem… consolidado por profissionais preocupados com o próximo traz a história e as necessidades de Fran 

Apesar de ela já ter conseguido que o plano de saúde arcasse com a medicação principal, ela ainda tem dificuldade é pagar o restante do tratamento: remédios, vitaminas e suplementos.

O valor alto em média 2.200 reais por mês.

Ela é aposentada por causa da doença e recebe apenas 1 salário mínimo.

Ela contou: “hoje faço campanha nas redes sociais para ajudar a pagar meu tratamento. Mais infelizmente nem sempre consigo arrecadar o valor para pagar meu tratamento. E ainda tem plano de saúde e as despesas básicas de casa que fazemos verdadeiro malabarismo para conseguir manter. Os meus médicos também são particulares sendo que não tem especialistas que tratem da doença pelo plano de saúde. Cada consulta é 700,00 reais. Diante de uma doença tão agressiva fica difícil ficar sem o tratamento ou deixar algo pra trás.”

3 edição do Bazar da Fran. Ajude Fran a viver.

Neste sábado, (07.12.19) será realizado a terceira edição do Bazar solidário para a Fran, que sofre há cinco anos com a Neuromielite Óptica(NMO).

O Bazar acontece das 9h às 18h no Salão Violeta da Igreja Metodista Central em Goiânia, localizada na rua 20 número 448, centro.

Serão comercializados roupas (masculinas e femininas) novas e usadas e acessórios para homens e mulheres.

O dinheiro arrecadado será destinado para suporte no tratamento de Fran, que apesar de alguns ganhos na justiça, ainda tem uma parte que é feito pelo orçamento da família, que é de um salário mínimo, valor de sua aposentadoria devido à doença.

Para ajudar nessa campanha/bazar, podem ser feitas doações de produtos para o bazar até sexta-feira e ainda visitar o evento no sábado adquirindo produtos comercializados.

Caso Fran
Francisca Chagas Sales, conhecida mais como Fran, começou a sentir os sintomas da Neuromielite Óptica(NMO), há 05 anos, porém o diagnóstico da doença só foi possível 2 anos após as queixas e inúmeros tratamentos e diagnósticos equivocados.

A Neuromielite Óptica (NMO) foi detectada por um especialista de São Paulo o que obrigava a jovem a buscar o tratamento na capital paulista, mas felizmente, Fran já conta com uma médica especialista, no caso dela, em Goiânia, porém as consultas são particulares e o plano de saúde não cobre.

Como a doença interrompeu parte de seus movimentos deixando-a numa cadeira de rodas, atualmente ela vive sob os cuidados do marido que não pode trabalhar, precisando então de contar com a ajuda e solidariedade da famílias amigos e pessoas que sensibilizam com sua história.

Fran era uma jovem vendedora em Alto Paraíso, Goiás, e levava uma rotina normal.

Foi a partir de uma crise de infecção de rins por repetição, que ela começou a ver que algo não estava bem com sua saúde. Com a evolução do quadro, a bexiga parou de funcionar e suas pernas paralisaram.

Como consequência da doença Fran foi diagnosticada também com gastroparesia e paralisia de bexiga e perdeu a visão de um olho.

Com o avanço da doença a moça abandou o emprego e a faculdade e suas economias foram direcionada para o tratamento.

O tratamento tem alto custo, só uma medicação mensal chega a R$ 20 mil, fora as medicações complementares que custam quase R$ 2 mil, a alimentação especial e os gastos com o acompanhamento médico feito em especialista particular.

Hoje Fran mora em Goiânia com o marido.

A mãe que ajudava nos cuidados com a filha teve que voltar para a cidade de origem.

Como o marido tem que cuidar da esposa ele também não pode trabalhar para ajudar no sustento da família e o complemento do tratamento de Fran.

Além do Bazar solidário para Fran que já está em sua terceira edição, Fran disponibiliza duas contas de poupança para arrecadação de fundos para ajudar no tratamento. Fran utiliza ainda suas redes sociais
(facebook.com/franciscasalesprecisaviver/    e instagram.com/explore/tags/franprecisaviver/), onde ela relata os avanços do tratamento e mostra parte de sua rotina.

Fran explica que é muito importante seguir à risca o tratamento para não regredi. A doença que é diagnosticada incurável, pode ser controlada com os tratamentos corretos e até alguns sintomas serem revertidos.

Ela usa suas redes sociais para servir também de alerta e divulgação da doença que é pouco conhecida no Brasil(149 casos) e no mundo (3 mil casos).

“Quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de se retardar os sintomas”,

diz ela que, embora tenha tido uma grande evolução graças à medicação, ainda permanece paraplégica, perdeu a força muscular nos braços e a visão de um olho.

A doença
A neuromielite óptica, também conhecida como doença de Devic ou Síndrome de Devic, é uma enfermidade inflamatória autoimune na qual o próprio sistema de defesa ataca os nervos ópticos e a medula espinal. Isto leva à inflamação do nervo óptico (neurite óptica) e da medula espinal (mielite).

Embora a inflamação possa também afetar o cérebro, o tipo de lesão é diferente daquelas observadas na esclerose múltipla.

A doença ataca o sistema nervoso central que acomete principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal, ocasionando diminuição da visão e dificuldade para andar, dormência nos braços e nas pernas e alterações do controle da urina e do intestino.

O tratamento é vitalício e pode paralisar a evolução da doença e até reverter alguns sintomas.

Serviço
Assunto: 3ª edição do Bazar da Fran. Ajude Fran a viver.
Quando: Sábado (07.12.19)
Horário: 9h as 18h
Local: Salão Violeta da Igreja Metodista Central em Goiânia, localizada na rua 20 número 448, centro.
Contato e mais informações: Francisca Chagas Sales (Fran) fone: (62) 982585825

Uma participação do 7 do Bem

Francisca Chagas Sales, conhecida mais como Fran, começou a sentir os sintomas da Neuromielite Óptica(NMO), há 05 anos, porém o diagnóstico da doença só foi possível 2 anos após as queixas e inúmeros tratamentos e diagnósticos equivocados. Reprodução
O tratamento é vitalício e pode paralisar a evolução da doença e até reverter alguns sintomas. Reprodução
3 edição do Bazar da Fran. Ajude Fran a viver.    Neste sábado, (07.12.19) será realizado a terceira edição do Bazar solidário para a Fran, que sofre há cinco anos com a Neuromielite Óptica(NMO). O Bazar acontece das 9h às 18h no Salão Violeta da Igreja Metodista Central em Goiânia, localizada na rua 20 número 448, centro. Reprodução
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo