Estilo : Comportamento

Visita que traz experiências

Mesmo com o avanço dos recursos digitais

Consumidor ainda considera importante a visita aos apartamentos decorados

Especialista diz que experiência do contato presencial ainda é determinante na hora de definir a compra para maioria dos clientes

 

O avanço dos recursos virtuais

estão presentes no mercado imobiliário. O setor vem investindo em digitalizar projetos para facilitar a visualização à distância. Com seu smartphone, clientes e potenciais clientes podem conferir a planta 3D ou mesmo o andamento das obras. Não que isso não seja positivo. Mas, ainda assim, o contato físico com o empreendimento, inclusive com o decorado, continua sendo importante.

 

Prova disso

é que a minoria dos negócios imobiliários são fechados à distância. A informação é confirmada através de uma pesquisa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e Brain Inteligência Estratégica que mostra que somente 6% dos entrevistados fecharam a compra do imovel por meio virtual.

 

O estudo sobre a Jornada do Cliente ouviu 850 brasileiros que adquiriram imóveis em 2021.

Arquiteta, urbanista e moradora do Mundi Consciente Life, da Consciente Construtora e Incorporadora, Marilia Aurea Daher conta que a visita ao decorado foi essencial para decidir qual apartamento comprar.

“Eu visitei vários porque, assim, pude ter uma visualização tridimensional do ambiente e as inúmeras possibilidades de aproveitamento do espaço”,conta.

 

Visita que traz experiências

De acordo com Maurício D’Angelo, gerente comercial da Consciente Construtora e Incorporadora, a tecnologia traz uma facilidade para o processo de venda, mas não substitui a visita tradicional na maior parte dos casos. A visualização em 3D, em sua visão, funciona como um primeiro filtro para o consumidor averiguar se o imóvel, em princípio, lhe atende ou não. A tecnologia também permite a realização de reuniões para negociação, o envio de documentos, assinatura de contratos e até mesmo a realização de procedimentos cartoriais, o que é útil para quem está distante.

 

Mas é na visita presencial,

considera Maurício, que o negócio acontece para valer.

“Quando oferecemos o apartamento decorado para a visitação, vemos que aumenta bastante as chances do cliente fechar a venda”, diz. Ele avalia que essa necessidade é maior entre aqueles que irão morar no imóvel. “Por mais avançada que seja a tecnologia, as pessoas têm necessidade de sentir o ambiente, tocar no mobiliário, imaginar como será sua rotina ali dentro. A visita física gera conexão com o lugar”, observa.

 

Ele também acrescenta

que, em alguns casos, o consumidor tem a necessidade de ir também à própria obra para entrar no apartamento que está escolhendo para observar a altura, o isolamento acústico, a insolação, entre outros detalhes.

 

“Por isso, é comum a gente também instalar o decorado na própria torre, quando ela está em obras avançadas”, arremata.

 

Maurício D’Angelo, gerente comercial da Consciente Construtora  Reprodução
Decorado do empreendimento Casa Brasileira, da Consciente Construtora, lançado em 2021. Reprodução
Decorado do empreendimento Casa Brasileira, da Consciente Construtora, lançado em 2021. Reprodução
Decorado do empreendimento Casa Brasileira, da Consciente Construtora, lançado em 2021. Reprodução
Decorado do empreendimento Casa Brasileira, da Consciente Construtora, lançado em 2021. Reprodução
Decorado do empreendimento Casa Brasileira, da Consciente Construtora, lançado em 2021. Reprodução
Decorado do empreendimento Casa Brasileira, da Consciente Construtora, lançado em 2021. Reprodução
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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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