Estilo : Comportamento

“Faça o bem sem olhar a quem”

Perfil: Flávio Vitorino Martins da Costa um exemplo a ser seguido

Brasiliense, 55 anos, 35 atuando na área da Saúde e 10 como socorrista do SAMU

Durante um atendimento de rotina, um paciente com Alzheimer disse ao socorrista do SAMU que gostava de bolero, mas que não conseguia se lembrar de nenhuma canção, por ter dificuldades na memória por conta da doença.
Então, Flávio sugeriu ao idoso uma música de Lupicínio Rodrigues e juntos, entoaram a canção enquanto o colega de profissão de Flávio registrava tudo. O vídeo do atendimento foi parar nas redes sociais e, despretensiosamente, viralizou entre os internautas, alcançando 2,8 milhões de visualizações.

Esse ocorrido fez com que a carreira de Flávio Vitorino Martins da Costa, mais de 30 anos atuando na área da saúde, fosse levada a público da forma mais inusitada e bonita possível, emocionando a todos que o assistiram em plena atividade diária.

Flávio é brasiliense, tem 55 anos, morador do Cruzeiro Velho, reduto carioca no Distrito Federal. Apaixonado pela profissão, o enfermeiro tem como principal hobby a música, é diretor de
bateria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) e, antes de ser alocado aos quadros do SAMU, era lotado na clínica cirúrgica do Hospital Regional de Sobradinho (HRS),
também no DF.

“Era costume, na hora de acordar os pacientes, eu os acordava cantando, principalmente os da maternidade. Sempre tentei trazer esse carinho para meu atendimento”

O socorrista do SAMU explicou que a humanização no atendimento quebra paradigmas e cria mais empatia por parte do paciente, durante o atendimento.

“A gente tenta humanizar o atendimento. Muitas vezes contamos uma piada para reduzir a
tensão durante o atendimento. Isso traz a empatia do paciente e ele colabora. E eventualmente, ele melhora mesmo”.

Pós-graduado em urgência e emergência, Flávio explicou que estudou o diferencial do atendimento de emergência do SAMU, em todo país.

“Descobri que o grande diferencial no DF, se dava porque o SAMU do Distrito Federal, na época, era o único no país a ter dois técnicos de enfermagem disponíveis nas unidades
básicas. E que, 60% dos atendimentos nas unidades básicas do SAMU eram encerrados no próprio local da ocorrência e o paciente, já medicado, ficava em casa. O que desafogava,
significativamente os hospitais”.

Embora sucateado, o SAMU-DF, foi considerado por muitos anos, o melhor serviço de atendimento de urgência do país, pela Coordenação Geral de Urgências e Emergências do Ministério da Saúde.
Flávio afirma que é possível cuidar de forma respeitosa o paciente, estabelecendo um vínculo de confiança, de modo que o tratamento possa fluir de forma positiva, com os cuidados
necessários, mas sem abrir mão da dimensão humana, exatamente como no exemplo que ele deu junto ao idoso.

“O que as pessoas achavam que era exceção, na verdade é a regra.
Faço tudo para humanizar o atendimento, trazer pra junto, diminuir o sofrimento. Canto, brinco, conto uma piada”, afirma,  Flávio.

“A gente vive em um espiral psicológico muito forte. O tempo inteiro presenciamos pessoas morrendo, crianças sofrendo, etc.
Vemos o que tem de melhor e pior no ser humano. Fazer um parto, salvar uma vida, ver um idoso sendo maltratado entre outras situações, e isso te abala, é claro”.
“Para não trazer para minha vida as mazelas que presencio diariamente no trabalho e não levar os meus particulares para o SAMU, faço da música minha válvula de escape”.

Flávio Vitorino Martins da Costa estará em Aracajú, no próximo dia 26 de setembro, para ministrar a palestra: “ Um passeio pela enfermagem”, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante do I Fórum de Urgência e Emergência do COREN/SE, onde contará como o amor à profissão e ao próximo o norteia sua trajetória como profissional da área da saúde e do atendimento humanizado.

Em novembro, Flávio será homenageado como Personalidade do Ano na Enfermagem de 2019, na cidade de Foz do Iguaçú, no Paraná.
By
Renata Pantoja

Flávio Vitorino…    Razões Para Acreditar; Imagem: Reprodução/Rede Globo
Participação de Flávio Vitorino no programa “Encontro” com Fátima Bernardes, na Rede Globo de Televisão, abril/2019.
Flávio Vitorino Martins da Costa estará em Aracajú, no próximo dia 26 de setembro, para ministrar a palestra: “ Um passeio pela enfermagem”, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante do I Fórum de Urgência e Emergência do COREN/SE. Divulgação

https://www.youtube.com/watch?v=mTMcahMunv4

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo