Mulher do silêncio
Pires do Rio, se alegra com muitas flores: são os 90 anos de Ernestina Ribeiro de Resende
Neste 6 de setembro a cidade de Pires do Rio, Goiás, se alegra com muitas flores: são os 90 anos de Ernestina Ribeiro de Resende.
Dona Tininha, como é conhecida, é uma mulher simples, muito religiosa, esposa dedicada, mãe, avó, bisavó, tataravó que não dá pra adjetivar… e sempre muito cuidadora de sua beleza interna (com uma vida de constante oração) e externa (brincos, anéis, colares, um enfeite no cabelo)…
Como os ipês que florescem em variadas cores na sequidão do cerrado, dona Tininha, nas suas roupas coloridas, é um oásis de alegria, simpatia, descontração e muito mais.
Fazedora de petas, biscoitos, bolos, broas, crochês, tricôs, colchas de retalhos, bonequinhos de panos e variados artesanatos que lhe ocupam o dia, cuida com carinho de suas incontáveis plantas no quintal de casa, dos passarinhos e de todos que se achegam ao portão pedindo alguma coisa: nunca saem de mãos abanando.
Dona Tininha é uma mulher de fé, de oração, de escuta da Palavra de Deus. Todo sábado caminha para a capela do Rosário para a missa no fim da tarde junto com suas amigas. Com elas também reza toda semana o terço nas casas das famílias.
Há quase 70 anos casada com José Matias (93 anos) são um sinal de que há amor de verdade, que supera a pobreza, as dores (muitas fortes como a morte de filhos [bebês ou adulto], nora, neto, tantos amigos e familiares), as angústias, as doenças e tantas outras situações difíceis que uma vida dura e de tantas mudanças de cidade e de casa se viram obrigados.
Hoje vivem a sua pequena rotina diária, nos limites que Deus permite.
E dona Tininha mantém a sua alegria, suas poesias, suas piadas, seus gracejos, seus desejos, seu gosto pela música, especialmente Roberto Carlos.
Mulher do silêncio também, da humildade, do trabalho simples e contínuo da casa e da família. Um ipê florido, multicolorido.
By
Rosemar Ribeiro de Resende (rosemar.resende@gmail.com)









