DECORAÇÃO MODERNA
Cozinha, a nova protagonista do apartamento
Se em outros tempo s ela era um espaço separado para o preparo de comida, onde a visita não entrava, hoje ela se tornou a grande estrela na hora de recepcionar amigos e familiares

Sair para jantar fora com os amigos? Muita gente vai preferir fazer a resenha em casa. Pelo menos 8 a cada 10 brasileiros gostam de cozinhar quando estão em casa e quase a mesma quantidade (7,6 a cada 10) gosta de receber amigos em sua residência, mostrou uma pesquisa feita em todas as regiões do Brasil em 2022 pelo Instituto Datafolha e a plataforma QuintoAndar.
O comportamento social vem alterando também a distribuição dos espaços internos dos apartamentos, que agora trazem a cozinha para o centro do living.
Com a rotina mais dinâmica e agitada, é cada vez mais comum valorizar ainda mais os encontros com amigos e familiares em casa, onde os convivas têm mais conforto e liberdade.
Nesta hora, a gastronomia entra em cena e, na hora de preparar os pratos, o anfitrião não quer ficar isolado de seus convidados.
Não raro, o evento começa com este próprio preparo, em que todos participam e se divertem. Bem diferente do passado, quando o anfitrião preparava tudo antes do convidado chegar e o encontro resumia na refeição em si.
Vivemos um resgate forte da valorização dessa interação familiar durante o preparo das refeições, transformando a cozinha num ponto de encontro.
Hoje, também tem sido muito forte a cultura do ‘cozinhar como experiência, afirma a arquiteta Thalita Bessa,
que lançou mão dessa integração cozinha/living no apartamento decorado de 122 m², que projetou para o mais recente lançamento da Yutá Incorporadora, o Synergia Bueno, em Goiânia.
O projeto em questão, que é assinado também por sua sócia Mayara Lopes, traz um generoso espaço para receber em casa, integrando não apenas sala e cozinha, mas também a varanda, que pode ser aberta ou fechada, conforme opção do comprador.
Thalita explica que essa integração foi feita de forma harmoniosa e sem comprometer a funcionalidade de cada ambiente.
Para esse projeto, priorizamos soluções que garantissem fluidez e sofisticação, como por exemplo, a criação de uma ilha/balcão [em mármore São Gabriel escovado],
que proporciona uma divisão sutil entre os espaços. Além de servir como apoio para refeições rápidas.
Essa estrutura amplia a área de trabalho da cozinha, tornando-a mais prática e funcional, explica a arquiteta.
Thalita conta que ela e sua sócia, no projeto, encontram uma forma versátil para integrar a varanda com o living e a cozinha, transformando-a em uma extensão desses ambientes e fazendo com que esses espaços ficassem ainda mais acolhedores, tanto para receber convidados quanto para o dia a dia.
Nós fechamos a varanda com uma cortina de vidro, garantindo proteção sem comprometer a ventilação e a luminosidade natural.
O piso contínuo, estendendo-se a partir da cozinha, reforça a sensação de unidade entre os espaços.
Além disso, o mobiliário foi cuidadosamente escolhido para promover essa integração de maneira fluida e funcional.
A iluminação também desempenhou um papel essencial, conectando visualmente os ambientes e reforçando a sensação de aconchego, descreve a arquiteta.
Integração em espaços compactos
Um outro aspecto que reforça a integração de ambientes como uma solução bastante usada nos projetos modernos é a necessidade de otimização de espaços nos imóveis, especialmente em apartamentos compactos.
A integração dos espaços tornou-se uma solução para melhor aproveitamento da área disponível, eliminando-se paredes e com isso melhorando a circulação da luz natural e da ventilação.
E como o Synergia Bueno, da Yutá Incorporadora, também oferece opções de apartamentos compactos, de 76 m², coube à arquiteta Juliana Sabbatini projetar o decorado para essa tipologia de metragem menor.
Segundo ela, em apartamentos menores a integração entre a cozinha e a sala é ainda mais bem vinda. Mas a arquiteta pondera que quando há essa junção de ambientes, a cozinha precisa receber um pouco mais de atenção, pois ela também irá integrar o conjunto da decoração no lar.
Eletrodomésticos embutidos ajudam a ampliar os espaços dentro dos armários, além de trazer uma uniformidade visual para a marcenaria.
O balcão poderá ser utilizado como complemento de armários para aqueles espaços onde a bancada é um pouco menor, afirma Juliana.
Um ambiente pra receber
No projeto do decorado de 76 m² do Synergia Bueno, a arquiteta explica que procurou transformar a cozinha em um espaço gourmet.
Mesmo sendo um apartamento compacto, a cozinha ficou bem ampla e se tornou um ambiente
para receber os amigos de forma confortável, com equipamentos bem definidos e com bastante funcionalidade.
Também no decorado do apartamento compacto foi usada a bancada ou ilha de apoio, em mármore São Gabriel escovado.
A substituição de uma parede por essa ilha demarca a divisa com a sala ao mesmo tempo que amplia o ambiente, deixando o espaço bem moderno.
A ilha funciona como um ponto de apoio para servir e preparar os alimentos. A ideia é criar um apoio para o anfitrião,
que está preparando um jantar ou almoço, não fique isolado de seus convidados, explica.
A mesa orgânica, unida à bancada, também trouxe leveza e economia de espaço.
Além disso, pode-se usufruir da possibilidade de embutir abaixo desse balcão ou ilha uma cervejeira ou uma adega.
No caso do apartamento decorado, colocamos uma cervejeira e algumas banquetas, detalha Juliana sobre o projeto.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social
