Estilo : Comportamento» Estilo

Diversão e Arte Sexualidade

Dia do Sexo: conheça a história por trás da data comemorada em 6/9

A data, que nasceu como uma jogada de marketing de uma marca de preservativos, tornou-se instrumento para debater prazer sexual e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Com o mote

Se existe o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, por que não temos um Dia do Sexo?

a marca de preservativos Olla lançou uma campanha publicitária em prol da criação do Dia do Sexo, no ano de 2008.

A data escolhida, o dia 6 do mês 9, tem como referência a posição sexual 69.

Na época, José de Araújo, dono da Inaltex — companhia da qual a Olla fazia parte — e Carlos Domingos, dono da agência de publicidade Age, que prestava serviços para a marca de preservativos, lançaram a campanha.

A coincidência no calendário abrilhantou o olhar da equipe criativa. A campanha foi feita e veiculada em anúncios, vídeos, e-mail marketing, site e próprio e peças publicitárias para a internet.

A jogada de marketing tinha alguns objetivos, um deles era tornar o Dia do Sexo uma data oficial no Brasil.

Além disso, a celebração também poderia servir como oportunidade para discutir certos assuntos, como por exemplo, orgasmo feminino, sexualidade, saúde e prazer.

Motivados a oficializar a data, o site criado pela campanha chamava pessoas para preencherem um abaixo-assinado que seria levado à Câmara dos Deputados.

No entanto, o processo não foi levado para frente e a data não faz parte do calendário oficial do Brasil.

Mesmo assim, ela se popularizou no país, principalmente na internet.

Em entrevista ao portal UOL, Domingos lembra que a reação à campanha foi rápida e grande.

O dono da agência lembra que comunidades com a data foram criadas no Orkut — uma das plataformas mais populares da época. Ele destaca também que se a ação fosse lançada hoje em dia, por conta do crescimento das redes sociais, a jogada seria algo muito maior.

A data também ganhou o propósito de conscientizar a sociedade sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Atualmente, outras marcas utilizam do dia para promover serviços, como floriculturas, motéis, restaurantes, marcas de preservativos e outros negócios que envolvem o ramo sexual.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

Por: Paola Cieglinski *
Correio Brasileinze DF

Campanha publicitária de 2008 oficializou a data
Dia do Sexo é comemorado no dia 6 de setembro – (crédito: Freepik)
Olla-oficial

 

 

 

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo