Estilo : Comportamento» Estilo

Celso Cândido de Souza Advogados

Escritório jurídico goiano chega ao cinquentenário

Pouco mais de 10% dos inscritos na OAB-GO estão neste estágio ou passaram dele.

No sábado, 14 de dezembro, Celso Cândido de Souza Advogados inaugura ampliação de sua sede em Anápolis e lança livro de memórias para celebrar 50 anos de história

Chegar ao cinquentenário no meio jurídico é um marco para poucos. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), pouco mais de 10% dos inscritos estão neste estágio ou passaram dele.

Desta estatística faz parte o escritório Celso Cândido de Souza Advogados, que em 2024 comemora os 50 anos de fundação.

Fundado em Anápolis pelos advogados Celso Cândido de Souza e Sérgia Gomes de Souza, em 1974 na cidade de Anápolis, o escritório calcula ter defendido mais de 10 mil processos nas mais diversas áreas do direito: civil, empresarial, trabalhista, previdenciário, ambiental, família, propriedade intelectual, imobiliário, consumidor, internacional, agrário e tributário.

Hoje, é integrado por 14 advogados com processos em todo território brasileiro, o que inclui assessoria jurídica para operações internacionais, e uma equipe de apoio composta por controller jurídico, gestor de marketing, TI, programadores, administradores, contadores, auditores e estagiários.

Além da matriz em Anápolis, possui bases em Luiz Eduardo Magalhães (BA), Palmas (TO) e Porto Velho (RO).

Mas esta história, como na maioria de outras organizações, começou pequena.

Após se formarem, os advogados, que também eram casados, iniciaram carreira atendendo apenas alguns clientes, mas carregavam o foco, a garra e o senso de oportunidade nas veias.

A cidade ganharia importância industrial com a fundação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em 1976 e, neste novo cenário, saíram na vanguarda ao levar a cultura de prevenção de demandas jurídicas para as empresas.

Sérgia era uma advogada com bagagem empresarial por ter iniciado sua carreira trabalhando em instituições financeiras e se destacava na percepção da “dor” do cliente. Celso era um estudioso exímio: graduou-se também em Economia e História, além de se tornar especialista em direito civil, processo civil, processo penal e direito agrário.

Por mais de 30 anos, também dedicou-se à docência universitária. Foi professor no curso de Direito da UniEvangélica – antiga Faculdade de Direito de Anápolis – contribuindo com a formação de gerações de advogados.

O casal somou, assim, habilidades importantes para a consolidação do escritório. A ascendência continuou com a chegada da segunda geração ao negócio familiar. Há pouco mais de 20 anos, o filho mais velho de Celso e Sérgia, Fabrício Cândido Gomes de Souza, também advogado, passou a se dedicar ao escritório.

Eu fui trabalhar com meus pais, muito antes, adolescente ainda.

Fui office boy, secretário, fiz limpeza, servi café”, conta Fabrício ao se lembrar que a mãe não queria que ele ficasse no ramo.

Ela almejava que ele estudasse medicina e lhe prometeu um carro se seguisse o seu desejo, mas desistiu depois que o filho lhe apresentou uma minuta escrita com o compromisso para ela assinar.

Eu absorvi essa paixão deles e não tinha como seguir um caminho diferente, orgulha-se.

Atualidade

Hoje, o escritório tem como sócios e associados nomes de peso na advocacia, como Mariane Morato Stival, que também é professora universitária e possui relevância nacional na área de Direito Internacional; Jefferson Maleski, professor universitário, perito e calculista judicial, a advogada empresarial e professora universitária Nara Lidia Turra e a advogada especialista em relações de consumo Ana Luiza Fernandes Moura, além dos experientes João Victor Duarte Salgado, Ana Paula Duarte Avena de Castro, Rosane Rodrigues e os promissores Ana Luísa Lopes Moreira e Adilson Ferreira de Oliveira Junior entre outros.

O negócio segue em crescimento, desafiando as estatísticas.

Um levantamento do Banco Mundial mostra que somente a metade das empresas familiares chegam à segunda geração.

Atualmente, o escritório Celso Cândido de Souza Advogados está instalado em uma sede própria com mais de 600 metros quadrados no bairro Jundiaí, um dos endereços mais tradicionais da cidade e que foi ampliado para atender a crescente demanda.

Fabrício é o CEO do escritório e seu foco tem sido nas boas práticas de gestão para manter a competitividade e perenidade do escritório.

Nós implementamos tecnologias e práticas administrativas para que nossa equipe de advogados

fique com a função exclusiva de se dedicar aos clientes e processos, diz.

Um plano de retenção de talentos e o investimento na qualificação contínua dos corpo de advogados também são diretrizes, com custeio de formações nos melhores centros de ensino do País.

O escritório ainda investe em consultorias de gestão e de qualidade em seus processos.

Para os próximos 50 anos, os planos já estão traçados, diz Fabrício.

“Daqui em diante queremos consolidar e ampliar nossa atuação nacional e abriremos nossa primeira filial no exterior”, anuncia.

Para celebrar o cinquentenário, o escritório fará uma grande festa nesta semana, ocasião em que será lançado um livro de memórias e haverá a inauguração da ampliação da matriz em Anápolis.

Hoje, o escritório tem como sócios e associados nomes de peso na advocacia,
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo