A primeira mulher eleita ao cargo
GIORGIA MELONI uma donna como capo
Alguns não sabiam de quem se tratava , outros diziam que ela estava fadada a ser para a vida toda uma figura inexpressiva na politica italiana
O INICIO – A PREVISĀO
Eram dias da primavera de 2018 quando eu fazia entrevistas pelas ruas da charmosa Lucca , na Toscana , terra natal do famoso compositor de Ópera Giacomo Puccini ,do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi e também de Elisa Bonaparte , irmā de Napoleāo Bonaparte.
Me recordo ter escolhido a histórica mura , uma das poucas ainda intactas na Italia , onde cidadãos locais e turistas do mundo inteiro passeiam de bicicleta , com pedalinhos alugados ou à pé com seus animais de estimaçāo para abordar meus entrevistados e fazer perguntas a cerca de uma donna italiana que me chamava atenção pelo discurso contundente em defesa de valores conservadores e tradicionais.
Essa donna(senhora em Italiano) chamava-se Giorgia Meloni e o seu partido Fratelli d’Italia na época possuía não mais do que 5% das intençōes de voto , a Italia era governada por uma coalizāo que qualquer analista politico de trattoria poderia constatar que não iria muito longe ja que era formada por Matteo Salvini da Lega e o recém criado Movimento Cinque Stelle liderado por Peppe Grillo sendo representado por Luigi Di Maio , ou seja , um partido de centro direita governando junto com um partido de extrema esquerda , era obvio que isso nao duraria muito , nao durou.
Salvini era amigo pessoal de Eduardo Bolsonaro e responsável por receber no aeroporto o comunista radical assassino Cesare Batisti que esteve foragido no Brasil durante o primeiro regime Lula e que teve como advogado de defesa o hoje Ministro da Suprema Corte Luis Barroso.
O partido LEGA portanto contava com a simpatia da comunidade italo-brasileira e com o voto da ampla maioria dos eleitores de direita italianos deixando de ser um partido regional do Norte da Italia e passando a se estender para todo o resto da península.
A analise que eu fazia naquele momento era de que a ansia de chegar ao poder na primeira oportunidade , ansia essa que levou Mateo Salvini a aceitar formar uma coalizão com os radicais socialistas do Movimento Cinque Stelle , faria com que as intençōes de votos no partido LEGA simplesmente desmoronassem logo que aquele frágil governo acabasse.
A seguinte pergunta era , para onde esses votos de direita irāo migrar?
A resposta para mim era clara , Giorgia Meloni.
Após entrevistar aproximadamente 20 pessoas em quase 3 horas de trabalho , nao encontrei nenhum cidadão que concordasse com minha afirmaçāo de que a Giorgia Meloni seria a Presidente do conselho de ministros do país.
Alguns não sabiam de quem se tratava , outros diziam que ela estava fadada a ser para a vida toda uma figura inexpressiva na politica italiana , teve quem desse risada de minhas perguntas e houve também duas senhoras que afirmaram que não estariam vivas para ver uma mulher como capo(chefe) de estado.
Pouco mais de quatro anos depois , no Outono de 2022 , precisamente no dia 22 de Outubro,
Giorgia Meloni assumiria como a primeira mulher eleita ao cargo de Presidente do Conselho de Ministros ,
a Republica Italiana havia agora uma donna como capo de estado.
Por: Oscar Berbert direto do Veneto na Italia
Jornalista Independente Especialista em Politica Internacional , Geopolitica e um dos fundadores do canal Guerra da Informaçāo
RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO
As idéias e opiniões expressas em cada matéria publicada nas colunas ou no conteudo de política, são de exclusiva responsabilidade do JORNALISTA, não refletindo, nescessariamente, as opiniões do editor e do Portal 7Minutos.
Cada opinião tem a responsabilidade jurídica por suas matérias assinadas.
O 7MINUTOS se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele.