Ilha da Imaginação
Leva oficinas de leitura e animação para escolas do interior de Goiás e Minas Gerais
Desde 2019, cerca de 100 mil estudantes já participaram das oficinas e receberam gratuitamente um livro para acompanhar as atividades.

Aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura e com patrocínio da SPIC Brasil, a iniciativa sociocultural já atendeu cerca de 100 mil crianças e adolescentes ao longo de 7 anos de existência
Em tempos em que o acesso à leitura e às manifestações culturais ainda é um desafio para muitas comunidades do interior do país, iniciativas que unem cultura, educação e arte tornam-se pontes fundamentais para ampliar horizontes.
É nesse contexto que o Ilha da Imaginação, projeto sociocultural reconhecido nacionalmente, volta a percorrer municípios do interior de Goiás e Minas Gerais, entre agosto e dezembro de 2025, com suas Oficinas Itinerantes, levando conhecimento, criatividade e estímulo à imaginação de crianças e adolescentes.
Neste novo ciclo, as atividades chegam a Quirinópolis (GO), Ituiutaba (MG), e Chaveslândia (MG), de agosto a dezembro.
Durante quatro horas, alunos de escolas públicas federais, estaduais e municipais vivenciam uma experiência prática e lúdica que une leitura e cinema de animação.
O percurso começa com o contato direto com equipamentos históricos, como o Praxinoscópio, produzem o Taumatoscópio e manipulam e se encantam com os FlipBooks, que permitem compreender na prática como nasceram as primeiras animações.
A partir dessa introdução, grupos de participantes criam seu próprio roteiro, inspirado em um livro previamente selecionado, e produzem um vídeo em stop motion que é posteriormente compartilhado no YouTube do projeto.
Desde 2019, cerca de 100 mil estudantes já participaram das oficinas e receberam gratuitamente um livro para acompanhar as atividades.
O Brasil ainda enfrenta grandes desafios no campo da alfabetização.
Nosso objetivo é estimular a leitura, a interpretação e a escrita, ampliando o repertório cultural e a capacidade crítica dos participantes, descentralizando os investimentos incentivados e direcionando para o interior do país,
explica Danielle Cabral, gestora do projeto pelo Instituto Maker.
O Ilha da Imaginação é um projeto aprovado por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, AKM, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Para saber mais sobre o Ilha da Imaginação siga o projeto no Instagram e Facebook.
Sobre o Ilha da Imaginação
Incentivo à leitura e à produção audiovisual, estímulo à imaginação das crianças, a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade e capacitação são os pilares do programa Ilha da Imaginação, que hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região.
O programa, que acontece gratuitamente desde 2019, já beneficiou cerca de 100 mil crianças e jovens de 8 a 17 anos em mais de 150 escolas públicas da região.
O foco é capacitar para a leitura e produção audiovisual com cursos, oficinas e produção de filmes de animação.
O programa já distribuiu mais de 90 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes. O programa é um projeto aprovado por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, AKM, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, sob gestão da executiva de projetos culturais incentivados do Instituto Maker, a goiana Danielle Cabral.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social