População mais de 11 milhões
Lugares para visitar em São Paulo: explore pontos turísticos para além dos prédios da capital
Confira atrações com áreas verdes, arte, cultura e memória na maior cidade do país

Com uma população de mais de 11 milhões de pessoas, São Paulo é uma megalópole cuja história reúne uma variedade de culturas e tradições, bem como oportunidades.
A cidade mais populosa do Brasil é muito visitada por conta dos negócios, afinal, é um dos principais centros financeiros e industriais do país.
Mas não é só o trabalho que movimenta a cidade. São Paulo também conta com muitas opções de lazer e cultura. Afinal, tem se firmado cada vez mais como um polo turístico.
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo divulgou que, em 2024, o município foi o destino nacional mais frequentado pelos turistas.
Logo, o desejo de conhecer a cidade ultrapassa a busca por explorar os prédios icônicos. São Paulo vai além e abriga memórias, costumes e espaços verdes em várias atrações interessantes espalhadas pelos cantos da cidade.
Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera é considerado o passeio ideal para famílias com crianças, amantes de esportes ou para quem quer relaxar. Reconhecido como a maior área verde de São Paulo, o parque conta com três lagos, pistas de cooper, ciclovias e quadras.
Ir ao Ibirapuera é ainda uma chance de conhecer muitos prédios importantes para a história da arte e da cultura no Brasil, como o Pavilhão da Bienal, o Museu de Arte Moderna, a Oca, o Planetário, o Museu Afro Brasil, entre outros monumentos.
Pinacoteca
São Paulo tem a arte como parte de sua história. A Pinacoteca do Estado, situada no mesmo edifício que abrigou o primeiro museu da metrópole, possui uma coleção com mais de 100 mil obras de arte e está localizada ao lado da Estação da Luz. Com vista para o Parque da Luz, a construção de 1901 tem ainda uma área externa acolhedora e também um café.
Bairro da Liberdade
Como diversos bairros da cidade, o da Liberdade carrega muitas histórias e tradições de um passado de imigrações – no caso, a japonesa. A influência é notável: a região possui arquitetura, lojas, restaurantes e muitas atrações que remetem à cultura oriental.
Aos sábados e domingos, o evento principal é a Feira da Liberdade, criada em 1975. Os comerciantes oferecem produtos artesanais típicos, como cerâmicas, artigos em madeira, metais e roupas, além de ser uma oportunidade de experimentar comidas típicas.
Zoológico de São Paulo
Maior zoológico do Brasil, o Zoo é um destino para aqueles que gostam de animais e se preocupam com a preservação das espécies. A área de 824 mil m² abriga mais de 3 mil animais, com mais de 400 espécies diferentes entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados.
Além de observar os bichos durante o dia em ambientes que simulam seus habitats naturais, os visitantes podem participar de passeios noturnos, garantindo uma experiência ainda mais completa e imersiva.
Museu do Futebol
O futebol é uma tradição que faz parte da cidade. São Paulo permite que os aficionados pelo esporte conheçam essa trajetória em um local que reúne muita paixão e informação: o Museu do Futebol.
Localizado no Estádio do Pacaembu, preserva uma coleção com fotos, vídeos e objetos que narram toda a trajetória do futebol no Brasil e no mundo.
É importante destacar que existem muitos outros pontos turísticos em São Paulo.
Embora a capital seja conhecida principalmente pelos edifícios imponentes da Avenida Paulista e pelo centro econômico e tecnológico da Faria Lima, ela abriga destinos para diferentes estilos de viajantes.
Além disso, uma das vantagens de visitar o município está na facilidade de locomoção. Com a infraestrutura oferecida pelo serviço de metrô, é possível se locomover com mais rapidez, evitando o trânsito da cidade.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social