Estilo : Comportamento» Estilo

OBITUÁRIO GOIANIENSES EM LUTO

Morreu Mauricinho Hippie, nome forte da cultura de Goiânia, aos 84 anos

Ele estava internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e não teve a causa da morte divulgada

Morreu aos 84 anos o artista conhecido como Mauricinho Hippie.

Ele foi um importante agitador cultural em Goiânia e precursor do movimento hippie na capital de Goiás entre os anos 60 e 90.

Ele estava internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e não teve a causa da morte revelada.

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lamentou a morte de Mauricinho Hippie. Em nota, a Fieg descreve Maurício como uma “figura colorida”.

Mauricinho hippie animava as ruas do Centro da capital entre os anos de 1960 e 1990, montado em uma bicicleta com uma cestinha em que levava um cachorro cor-de-rosa, afirmou a Fieg.

A Associação da Parada de Goiás também lamentou a morte do agitador cultural. “A sua coragem em ousar e desafiar os padrões da época por si só já era um ato de militância.

Por isso, ainda que tardiamente reconhecemos a sua contribuição e o homenageamos por ocasião da Parada LGBT 2024, que resgatou a história do movimento LGBT em Goiás.

Mauricinho não precisava levantar uma bandeira do arco-íris para dizer que era gay.

Ele era própria bandeira!, afirmou a associação.

Natural de Araguari (MG), Maurício de Oliveira Costa se mudou para Goiânia aos 9 anos de idade. Influenciado pela família, ele seguiu a trajetória das artes e acabou fundando seu próprio movimento na capital goiana.

Entre os 12 e 18 anos, Mauricinho dedicou-se ao estudo do acordeom na renomada Academia Mascarenhas, uma célebre instituição musical da época.

Além disso, aprendeu teoria e solfejo no antigo Conservatório da Universidade Federal de Goiás (UFG) e cursou o primeiro ano de artes na Escola de Belas Artes.

Mauricinho Hippie se consolidou como um símbolo da cultura goiana, destacando-se com seu estilo vibrante e audacioso nas ruas do centro da capital.

Suas vestimentas chamativas e suas performances artísticas o tornaram uma figura emblemática na identidade da cidade.

Além disso, ele desempenhou um papel fundamental na fundação da Feira Hippie, como informou a imprensa local.

Por: Raphaela Peixoto

Suas vestimentas chamativas e suas performances artísticas o tornaram uma figura emblemática na identidade da cidade – (crédito: Reprodução/Instagram/@sistemafiegoficial)
Morre Mauricinho Hippie, nome forte da cultura de Goiânia, aos 84 anos
Morre Mauricinho Hippie, nome forte da cultura de Goiânia, aos 84 anos

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo