3. Diga adeus aos produtos processados
Deixe os chocolates, as batatas fritas e lasanhas de supermercado no passado. Privilegie o consumo de frutas e legumes, insumos ricos em nutrientes que você precisa.
4. Reduza lentamente a quantidade de açúcar ingerida
Uma dica simples e eficaz para deixar de ingerir açúcar é reduzir lentamente a quantidade ingerida. Ao invés de usar duas colheres de chá do ingrediente para adoçar o café, por exemplo, experimente utilizar apenas uma e meia. Progrida pouco a pouco, até cortar o vício.
5. Pratique exercícios
Treinar ajuda a acelerar o metabolismo e a controlar os níveis de açúcar no sangue. Consequentemente, diminui a vontade de comer doce. Além disso, quando nos sentimos bem com o nosso corpo, privilegiamos escolhas alimentares mais inteligentes.
6. Durma ao menos oito horas por dia
Dormir pelo menos oito horas é igualmente importante. “Dormir menos de seis horas por dia eleva a produção de hormônios que aumentam o apetite, como a grelina, além de diminuir os hormônios da saciedade, caso da leptina”, alerta a nutricionista Thaiz Brito.
7. Beba mais água
Deixe de lado os refrigerantes, inclusive os isentos de caloria. Afinal, apesar de não afetarem o consumo calórico, tais bebidas tem o sabor doce detectado pelo nosso organismo, o que dificulta a quebra do vício. De preferência, beba água ou chá.
8. Verifique os rótulos dos produtos antes de comprar
Segundo a nutricionista, se o açúcar estiver entre os três primeiros ingredientes, volte atrás e deixe o produto na prateleira.
9. Retire todo o açúcar da sua frente
Seja muito mais seletivo em relação ao que come. Abandone biscoitos recheados, balinhas e sorvetes.
10. Coma várias vezes ao dia
“Comer diversas vezes ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis ao longo do dia, evitando que tenhamos fome e, consequentemente, vontade de comer alimentos menos saudáveis”, disse a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, em entrevista ao portal NIT. Opte por refeições com proteínas e gorduras saudáveis, presentes em alimentos como quinoa e lentilha.