Estilo : Saúde

um direito do cidadão by OMS

A importância dos sete pilares do autocuidado

Um dos temas mais relevantes neste período de pandemia é o autocuidado.

 

Mas o que é mesmo o autocuidado?

O conceito envolve desde a prática de exercícios físicos e a boa alimentação até a disposição de evitar o sedentarismo, assim como outros fatores relacionados à saúde. Dado a sua relevância, o autocuidado foi considerado um direito do cidadão pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A agência foi além e definiu sete pilares para o autocuidado, com o objetivo de conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões que contribuam para a sua saúde e bem-estar.

Isso implica em adotar uma atitude ativa e responsável em relação à própria saúde, frequentemente, por meio de hábitos, como higiene pessoal, nutrição e prática de atividades físicas.

Os sete pilares de autocuidado são:

  • Informe-se sobre saúde;
  • conheça a si mesmo;
  • pratique uma atividade física;
  • tenha uma alimentação saudável;
  • evite riscos para a saúde;
  • tenha bons hábitos de higiene; e, por fim, mas não menos importante,
  • use MIP’s (Medicamentos Isentos de Prescrição) de forma responsável.

Para ajudar a promover os pilares, a OMS estabeleceu o Dia Internacional do Autocuidado, celebrado em 24 de julho, data escolhida simbolicamente para representar a importância de termos essa consciência 24 horas por dia e sete dias por semana.

Segundo o relatório da OMS, de 2019, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes e cardiopatias, causam, anualmente, em todo o mundo, 16 milhões de mortes prematuras (antes dos 70 anos).

Para reverter esse quadro, não basta tratar as enfermidades.

Percebe-se, principalmente neste período de pandemia, que é necessário buscar a prevenção por meio de um estilo de vida mais saudável.

Há mais de sete décadas o Laboratório Teuto promove saúde, bem-estar e qualidade de vida entre colaboradores, parceiros, clientes e comunidade.

O autocuidado, além de preservar a saúde do indivíduo, ajuda evitar o aparecimento de DCNT’s.

Num quadro de aumento da longevidade do brasileiro, este tema ganha ainda mais importância porque contribui para a adoção de práticas mais saudáveis e reduz custos com despesas médicas.

Por isso, estamos desenvolvendo uma série de vídeos em nossas redes sociais e canais corporativos voltados para o público interno e externo.

Para buscar estimular hábitos mais saudáveis desenvolvemos, anualmente, o programa Qualidade de Vida.

A ação é supervisionada por profissionais da companhia que oferecem avaliações nutricionais, práticas de atividades físicas, acompanhamento e orientação para prevenção de diabetes, hipertensão e obesidade.

Também integram o programa atividades de esporte e lazer.

Desenvolvido pelos Departamentos de Marketing e Recursos Humanos, o projeto abarca mais de 10 atividades e envolve todos os colaboradores, bem como seus dependentes.

Estamos juntos construindo um futuro melhor e mais saudável.

Magali Tamas, supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo