Creatina
Creatina: saiba mais sobre suplemento que promete massa muscular
Especialista dá detalhes sobre o uso da substância, que pode ser usada por qualquer pessoa, mas quantidade deve ser controlada

Quem frequenta a academia provavelmente já ouviu alguém falar sobre o consumo do suplemento creatina. A substância, que é naturalmente produzida pelo organismo, auxilia no aumento da capacidade de produção de energia durante exercícios de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso e tiros de corrida, e auxilia no aumento da massa muscular
A creatina também pode ajudar na recuperação muscular pós-treino, a diminuir a fadiga e melhorar a capacidade de treinamento de resistência. O médico Cristovam Miguel Neto, especialista em nutrologia esportiva, explica que a substância é encontrada em pequenas quantidades no fígado, rins e pâncreas, mas pode ser obtida na dieta, principalmente a partir de fontes animais, como carne vermelha e peixe.
“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a suplementação da creatina não traz riscos renais e hepáticos — isso é confirmado por diversos estudos recentes. Contudo, como todo suplemento, é necessário ter o acompanhamento de um profissional qualificado”, pondera Neto.
É o nutricionista ou médico que poderá indicar as quantidades adequadas para cada composição física e objetivos. Neto explica que uma dose acima de cinco gramas por dia, por exemplo, não faz sentido, pois o corpo não consegue sintetizar toda essa quantidade.