prevenção de doenças bucais

Futuras mamães precisam ficar atentas ao pré-natal odontológico

Poucas grávidas sabem que também é preciso cuidar da saúde bucal  

CoronaVac pode dificultar entrada de brasileiros em países com ‘passaporte Covid’
17 de maio de 2021
Álcool é prejudicial ao cérebro em qualquer quantidade
20 de maio de 2021

Futuras mamães precisam ficar atentas ao pré-natal odontológico. Créditos: Daniel Reche/Pixabay

Ao saber de uma gravidez, surge um misto entre felicidade e preocupações entre as futuras mamães. Em alguns casos, susto e medo.

Em meio às sensações da novidade estão os cuidados com a saúde, mas poucas gestantes se atentam à importância do pré-natal odontológico. Isso porque, além das consultas ao ginecologista/obstetra, elas precisam visitar um dentista para cuidar da saúde bucal.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Claudeir Felipe de Oliveira Siqueira, há vários motivos para as grávidas irem ao dentista, entre eles a inflamação da gengiva, a chamada gengivite. O professor explica que as alterações hormonais é que podem causar essa inflamação nas gengivas, principalmente no primeiro trimestre gestacional.

Essas alterações também podem causar mudança no paladar, enjoos, vômitos.

“Todos esses fatores deixam o pH bucal mais ácido, podendo levar à sensibilidade nos dentes”, diz.

Claudeir lembra que o período gestacional é marcado por profundas alterações fisiológicas e psicológicas, o que faz com que muitas mulheres tenham muitas dúvidas, mas muitas vezes – até por questões culturais – evitam procurar um dentista.

“As visitas ao dentista são importantes para as profilaxias e orientações tanto para a mamães quanto para os bebês”, enfatiza.

Ele diz que o momento ideal de procurar o profissional é a partir do segundo trimestre, em que o especialista poderá fazer todos os procedimentos de maneira segura para a gestante e para o bebê.

Segundo o professor, os riscos de a gestante não fazer um pré-natal odontológico é ter uma infecção ou dor, que aumentam o hormônio do estresse e, consequentemente, pode levar a um parto prematuro.

“Ao chegar neste estágio, os riscos à saúde de mãe e bebê aumentam”, revela.

O especialista ressalta que durante a gravidez pode ser feito qualquer tipo de tratamento odontológico. Após o nascimento, as orientações são de como prevenir doenças bucais no bebê.

Sobre a Anhanguera 
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.

Para mais informações acesse: www.kroton.com.br    

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.