Estilo : Saúde

Prevenção e cuidados

Problemas odontológicos podem causar o agravamento da Covid-19 

Professor do curso de Odontologia da Anhanguera destaca a importância de manter a saúde bucal não só em tempos de pandemia 

O coronavírus vem fazendo milhares de vítimas todos os dias e muito se fala do agravamento da doença em casos de doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Porém, problemas dentários como gengivite e periodontite também podem levar a complicações da Covid-19, como apontaram estudos realizados em diversos países, como Catar, Canadá e na Espanha, e publicados no Journal of Clinical Periodontology. 

O coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, dentista Claudeir Felipe de Oliveira Siqueira, destaca que para prevenir esses agravos, como infecções pulmonares e cardíacas,é imprescindível a correta higienização bucal e a troca periódica da escova dental.

“Os problemas bucais preexistentes, tais como, gengivite e periodontite, além do tabagismo, são considerados fatores de agravamento da infecção por Covid-19”, diz o especialista. “A higienização bucal deve receber uma atenção especial e a visita ao dentista deve ser mantida, mesmo durante a pandemia”, avisa o coordenador.

“A pesquisa sobre a relação entre periodontite e coronavírus revelou que pessoas que tiveram a doença bucal na forma mais grave tinham um risco três vezes maior de intubamento, internação na UTI ou virem a óbito”, salienta Claudeir.

De acordo com ele, estudos internacionais ainda apontam que esses problemas dentários em caso de Covid-19, além do agravamento da doença, em alguns casos podem levar à perda dentária, conforme já verificado em países como Estados Unidos, em diversas faixas etárias.

“Muitas pessoas acabaram ficando com medo de frequentar o dentista na pandemia, porém é de extrema importância manter essa visita periódica ao especialista”, finaliza.

Sobre a Anhanguera 
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País.

Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial.

Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.  

O coronavírus vem fazendo milhares de vítimas todos os dias e muito se fala do agravamento da doença em casos de doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
Professor do curso de Odontologia da Anhanguera destaca a importância de manter a saúde bucal não só em tempos de pandemia
Problemas dentários como gengivite e periodontite também podem levar a complicações da Covid-19, como apontaram estudos realizados em diversos países, como Catar, Canadá e na Espanha, e publicados no Journal of Clinical Periodontology. 
“Os problemas bucais preexistentes, tais como, gengivite e periodontite, além do tabagismo, são considerados fatores de agravamento da infecção por Covid-19”, diz o especialista. 
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo