Estilo : Saúde

Pesquisa 7Minutos no G1 2016

Remédio utilizado para tratar malária pode proteger fetos contra zika

Medicamento pode ser eficaz para proteger cérebro de fetos. Pesquisadores alertam sobre necessidade de testes em humanos.

07/05/2016 20h49 – Atualizado em 07/05/2016 21h22
Um medicamento já usado no tratamento de doenças como a malária pode ser eficaz para proteger o cérebro de fetos contra a infecção pelo vírus da zika. Mas, como mostrou o Jornal Nacional, os pesquisadores alertam que antes de liberar o uso é preciso fazer testes em humanos.

A descoberta é uma das mais importantes na luta contra o vírus da zika e pode ser mais uma arma poderosa no combate à microcefalia e aos danos cerebrais causados pela doença, principalmente em fetos.

A equipe do instituto de Biologia e do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e do instituto D’Or , comprovou que o medicamento cloroquina pode evitar que o vírus da zika danifique as células nervosas em formação.

As células em estágio inicial foram produzidas em laboratório a partir de células tronco. Elas representam a formação do sistema nervoso nas primeiras semanas de gestação, quando o vírus da zika é mais destruidor.

Ilustrações feitas a partir de imagens registradas no instituto mostram o que acontece quando o vírus ataca. A primeira imagem é de uma célula saudável ganhando a forma de um neurônio. A segunda, mostra a mesma célula infectada pelo vírus da zika- ela diminuiu de tamanho e perdeu a forma. Nestas imagens coloridas, está o que os pesquisadores descobriram.

Os pontos verdes são os vírus em pleno ataque à célula. O tratamento com a cloroquina reduziu o número de células infectadas em 95% e impediu a alteração do formato. O medicamento já é usado contra a malária e doenças autoimunes, como o lúpus, e não tem contraindicação para grávidas.

“A cloroquina mostrou aqui no laboratório que é muito eficiente pra impedir a infecção de células que estão se tornando neurônios durante o desenvolvimento do sistema nervoso e isso é muito importante no contexto da microcefalia porque aparentemente os estudos estão mostrando que o cérebro dos fetos é mais suscetível a essa infecção logo no início da gestação e como a cloroquina é segura pra se usar com gestantes o que a gente viu é que existe esse potencial de se usar a cloroquina em mulheres grávidas e a impedir que as células do sistema nervoso central do feto sejam infectadas”, disse Loraine Campanati, professora do Instituto de Ciências Biomédicas.

Segundo ela, no entanto, a cloroquina ainda não pode ser usada, principalmente por mulheres grávidas para evitar a zika. Ainda são necessárias algumas etapas do estudo para garantir o resultado contra a doença e os efeitos dela em humanos.

“O medicamento traz uma vantagem ele já é conhecido e a gente sabe que ele é seguro em mulheres grávidas mas para certas indicações terapêuticas , pra essa nova indicação terapêutica a gente ainda precisa ter um estudo clinico pra provar que é na mesma concentração que a segurança se mantem a mesma”, avaliou ela.

Em tempo:
A presidente nesta época era Dilma

Materia da MediaDoctor

Remédio utilizado para tratar malária pode proteger fetos contra zika

By Michael Ruberson agosto 10, 2017

NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no Jornal O Globo, destaca a cloroquina, um medicamento utilizado no tratamento da malária que tem sido estudado para a prevenção de microcefalia e danos ao feto, em mulheres gestantes infectadas com o zika vírus.

O estudo encontra-se em fase inicial e a eficácia, efetividade e segurança do medicamento precisam ser comprovadas para a condição em estudo, garantindo assim a sua aplicabilidade no controle ou prevenção dos problemas decorrentes da infecção pelo zika virus.

O medicamento já possui registro de uso no Brasil e está disponível no SUS para o tratamento de condições de saúde específicas, como o caso da malária.

Não foram abordadas pela matéria o custo do medicamento ou do tratamento. Além disto, estudos científicos publicados sobre o tema não foram referenciados.

veja o link:
http://www.ccates.org.br/mediadoctor/2017/08/10/remedio-utilizado-para-tratar-malaria-pode-proteger-fetos-contra-zika/

Alguns links de postagens na época:

SAÚDE: Remédio de malária pode proteger fetos contra vírus da zika
Publicado em 08/05/2016
https://marcosalmeidalocutor.wordpress.com/2016/05/08/saude-remedio-de-malaria-pode-proteger-fetos-contra-virus-da-zika/

Remédio utilizado para tratar malária pode proteger fetos contra Zika Vírus
Medicamento pode ser eficaz para proteger cérebro de fetos.
http://circuitomt.com.br/editorias/brasil/85873-remedio-utilizado-para-tratar-malaria-pode-proteger-fetos-contra-zika-virus.html

Remédio contra a malária pode proteger fetos do vírus Zika
Experimentos com ratos tiveram sucesso na demonstração da hipótese
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/07/10/interna_ciencia_saude,608473/remedio-que-protege-bebe-do-virus-zika.shtml

Remédio contra malária pode ajudar a proteger fetos do vírus da zika
por Renata Farias / Rebeca Menezes
Bahia Noticias
https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/20669-remedio-contra-malaria-pode-ajudar-a-proteger-fetos-do-virus-da-zika.html

Saúde Business
Cientista brasileiro descobre remédio que pode proteger fetos contra o Zika vírus
Com a ajuda de mini-cérebros humanos, uma tecnologia totalmente inovadora capaz de reproduzir o desenvolvimento humano através de células-tronco, os pesquisadores descobriram que uma droga, chamada Cloroquina, consegue também inibir a entrada do Zika nos cérebros de fetos.
https://saudebusiness.com/voce-informa/cientista-brasileiro-descobre-remedio-que-pode-proteger-fetos-contra-o-zika-virus/

Em estudo, droga para tratar malária protegeu fetos de camundongo contra vírus da zika
Apesar de o uso de hidroxicloroquina ser considerado seguro em gestantes, mais estudos são necessários para indicar se o uso seria seguro para o propósito de proteger os fetos contra zika. Uma possível estratégia para o futuro, segundo os pesquisadores, seria indicar o uso contínuo da droga para mulheres que vivem em áreas intensamente afetadas pelo zika.

https://www.peprotech.com.br/noticia/em-estudo-droga-para-tratar-malaria-protegeu-fetos-de-camundongo-contra-virus-da-zika

Remédio para tratar pacientes com malária protege fetos contra a zika
10 de julho de 2017 no Dia a Dia

Do Estadão Conteúdo

WASHINGTON – Em estudos realizados com camundongos gestantes, cientistas da Universidade Washington, em St. Louis (Estados Unidos) mostraram que uma utilizada contra a malária é capaz de proteger os fetos da infecção pelo vírus da zika. Os pesquisadores verificaram que o remédio interfere no processo pelo qual o vírus manipula uma barreira natural do organismo e consegue infectar o bebê.

https://amazonasatual.com.br/remedio-para-malaria-protege-fetos-da-zika/

R7 Saúde
Droga para malária protege fetos de infecção pelo vírus zika
Medicamento já tem uso aprovado em mulheres grávidas
10/07/2017 – 09h32 (Atualizado em 10/07/2017 – 10h13)
https://noticias.r7.com/saude/droga-para-malaria-protege-fetos-de-infeccao-pelo-virus-zika-10072017

Infecção pelo vírus da zika em mulheres grávidas causa microcefalia em bebês (Foto: Wilton Jr./ABr)
Medicamento pode ser eficaz para proteger cérebro de fetos. Pesquisadores alertam sobre necessidade de testes em humanos. Reprodução
Medicamento pode ser eficaz para proteger cérebro de fetos. Pesquisadores alertam sobre necessidade de testes em humanos. Reprodução
Medicamento pode ser eficaz para proteger cérebro de fetos. Pesquisadores alertam sobre necessidade de testes em humanos. Reprodução

https://youtu.be/k_4iWYLDKJY

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo