POMADA MINANCORA:
VÁRIAS UTILIDADES E FORMAS DE USO!
A Minancora é uma pomada antiga, com ação adstringente, antisséptica e cicatrizante que muita gente usa até hoje para tirar manchas, clarear a pele, combater espinhas e vários outros probleminhas de pele.
Ando gostando da ideia de “desenterrar” produtos antigos, desses que as avós usavam e todo mundo tem em casa, sabe?
É, as avós também tinham uma pomadinha “dá pra tudo”, assim como nós temos o Bepantol e o Hipoglós, tá?
E a Minancora é antiga, viu?
Tá no mercado desde 1915, o que, por um pressuposto lógico, significa que pra alguma coisa (ou algumas coisas cosias) ela é realmente boa, porque num mercado competitivo como é o de cosméticos, um produto resistir por quase 100 anos é caso pra se estudar!
A Minancora serve para muitas coisas e tem como ativos o óxido de zinco, o cloreto de benzalcônio e a cânfora.
O Óxido de Zinco, que também está presente no Hipoglós, é um ativo adstringente com ação antisséptica.
O Cloreto de Benzalcônio é também um antisséptico, bactericida e descongestionante nasal.
Já a cânfora (amo o cheiro!) tem ação analgésica suave, antisséptica, antipruriginosa e rubefaciente ( tem ação irritante que aumenta a circulação local e dissipa processos inflamatórios).
PARA QUE SERVE MINANCORA
Com base nos ativos, percebe-se que essa pomada é indicada principalmente como antisséptica e cicatrizante.
Até por isso, funciona em vários problemas de pele, como espinhas (seca espinhas, mostrei como nesse post aqui!), escaras, frieiras, irritações cutâneas, antissepsia da pele, tratamento de pequenos ferimentos, arranhões e picadas de insetos, escoriações, assaduras e pequenas queimaduras.
Apesar de todas essas indicações, a minancora é mais utilizada para combater espinhas, pra frieiras, pra clulé e como desodorante nas axilas, pois, supostamente, combate os odores, o que eu não duvido, porque o cheiro de cânfora é bem forte. E sim, tem quem use inclusive para estrias, mas nunca vi resultado nesse sentido não!
Eu já usei pra combater a oleosidade mesmo, mas já faz muito tempo…
Embora me lembre de que era eficaz, e embora minha mãe jure que faz efeito rápido pra oleosidade e espinhas, porque tem efeito “secante”, tentei usar ontem pra testar de novo, mas, como uso ácido, a minha pele estava bem sensível e ficou ardendo (normal!).
POMADA MINANCORA CLAREIA A PELE?
Há quem diga que a minancora clareia axilas, tira manchas do rosto, combate as olheiras e tem ação clareadora na pele por causa do óxido de zinco, mas essa substância não é despigmentante nem clareia a pele.
O que acontece é que ela está presente em algumas loções, geralmente associada ao dióxido de titânio, que ajudam a bloquear a radiação ultravioleta e a luz visível.
O óxido de zinco, então, ajuda a proteger a pele, inclusive já vi várias matérias defendendo o seu uso como protetor solar. Mas, sejamos honestas, quem usa Minancora prefere que seja durante a noite, e aí a coisa já não faz sentido, porque né, durante a noite não tem raios solares.
De qualquer forma, mesmo que você queira usar durante o dia, ela não vai clarear a pele. Ela pode ajudar a proteger e, assim, amenizar as manchas devido a renovação da pele (ocorre a cada 28 dias), mesmo que acontece, por exemplo, quando a gente usa protetor solar.
Apesar de não usar na pele faz tempo, aqui em casa sempre tem essa pomada e eu vivo cheirando (#alouca) pra evitar que o nariz fique entupido por qualquer bobagem.
Esse é um dos motivos, aliás, pra ter um pote de cânfora em casa, porque meu nariz é enjoado demais e vive entupindo, daí é só cheirar a cânfora que fica melhor, sabe?
Olhei o site do fabricante hoje e vi que eles têm vários outros produtos, como a Minancora Faces, a Minancora Action, o Creme de Beleza Minancora e a Minancora Cosmética, dentre outros.
PREÇO E ONDE COMPRAR
Alguém já testou? Fiquei super curiosa e vou tentar encontrar na farmácia daqui! Ela custa menos de R$17,00, é vendida em farmácias e tem um ótimo rendimento.
Enfim, uma pomada baratinha que tem várias utilidades, do tipo que a gente deve ter em casa pra qualquer “emergência”, né?
E se você gosta de produtos baratinhos e cheios de utilidade, não deixe de conferir esses posts do Pechincha!
Beijos, Ju – @jurovalendo
Link original da matéria:
https://jurovalendo.com.br/2013/09/11/minancora/