O efeito Pablo Marçal
A corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo ganhou um atrativo quando Pablo Marçal oficializou a sua candidatura.
O coach abalou as estruturas das candidaturas tradicionais e fez os principais adversários “correrem” do debate!
Marçal sem dúvida domina a arte da comunicação.
É muito habilidoso com o microfone, sabe exatamente como cativar as pessoas, usa ferramentas da psicologia e da neurolinguística, colocando frases de efeito, citando dados, passagens bíblicas e feitos históricos, conectando-os com a atualidade.
Essa técnica de comunicação é muito parecida com as técnicas utilizadas por palestrantes motivacionais e principalmente com o “prosperity gospel”, conhecido como o “evangelho da prosperidade”, que atraem milhões de seguidores.
Na realidade, o que vemos no desempenho de Marçal é um personagem, uma caricatura criada exatamente para atingir e convencer o maior número de eleitores.
Não importa o conteúdo, o plano de governo, isso é secundário, o que realmente interessa é transmitir a mensagem, clara e diretamente, da forma mais popular possível!
E isso o candidato do PRTB conseguiu fazer.
O efeito Pablo Marçal despertou a ira do “sistema” e é bem provável que por vias judiciais tentem barrar a sua candidatura.
Não é à toa que Datena, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos estão “fugindo” dos debates, deixando os seus estrategistas políticos desesperados! Se eu fosse eles, também ficaria.
Por Rodrigo Schirmer Rio Grande do Sul- Guerra da Informação.
Cientista político. Professor de teoria política. Analista de cenário e estratégia política.
Comentarista político no canal Guerra da informação, rádio Bunker e colaborador do Portal 7Minutos
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