Notícias : Anápolis

UNDER THE SUN Entrevista

CINEMA de qualidade produzido em Anápolis

O Portal 7Minutos, consciente da grande oportunidade de ver CINEMA de qualidade produzido em Anápolis, inicia um bate papo com produtores e artistas ligado a produção do “Under the Sun e nosso primeiro convidado é Eduardo Rosário – Ator, Diretor e Roteirista.

UNDER THE SUN é uma ficção que se passa entre os anos de 2038 e 2044, num tempo onde o idioma, cultura e costumes extrapolam fronteiras, e as ações dos seres humanos estão cada vez mais interligadas, inclusive em suas consequências.

Depois de uma severa crise de água potável em vários lugares da terra, muitas pessoas migraram para regiões com maiores reservas de água.

As tecnologias entraram em colapso. O sol atinge temperaturas recordes em diversos lugares e rumores de guerras ecoam pelo planeta.

Nesse contexto, uma família deixa New Jersey, nos E.U.A, e vem para a região centro oeste do Brasil, numa tentativa desesperada de sobreviverem.

Já no Brasil, depois de um tempo, Kim vê sua esposa Eileen e filha Rebeeca morrerem de fome, sede e insolação.

Agora ele está sozinho, vagando pelas ruínas do cerrado, em busca de água, comida, sinal de vida e condições de sobrevivência.

“O Portal 7Minutos, consciente da grande oportunidade de ver CINEMA de qualidade produzido em Anápolis, inicia um bate papo com produtores e artistas ligado a produção do “Under the Sun e nosso primeiro convidado é Eduardo Rosário – Ator, Diretor e Roteirista.”

1 – Para as pessoas que vão conhecer o Eduardo através do filme Under the Sun, quem é o Eduardo? E porque ele faz cinema no interior de Goiás?
-De fato, faço cinema no interior de Goiás hoje, pode ser que continue aqui ou que vá fazer cinema em outras terras. É improvável que alguém se dedique a fazer cinema por aqui e é mais improvável ainda que essa pessoa consiga. A verdade é que tenho feito isso já faz alguns
anos. Sou de Anápolis e um dia entendi que cinema era algo que eu precisava fazer.

O cinema me ensinou que as coisas difíceis também são possíveis. Então continuamos a produzir. Tenho graduação em cinema e Pós-graduação em cinema e continuo estudando e pesquisando cinema. Não digo isso com alguma soberba. Digo para que percebam que o cinema e algo que
levamos a sério e com muita determinação. Somente assim pra fazer cinema no cerrado.

2 – Qual o nome do seu personagem e qual a história dele?
-Joaquim tem trinta e poucos anos. Nasceu no Brasil mas se mudou para os EUA aos 3 anos. Lá construiu família, casou-se com Eileen, com quem teve uma filha; Rebeeca. Depois de 2030, água potável se tornou um artigo de luxo. Não demorou muito para surgir rumores de guerra
entre várias nações. Nesse mesmo período o aquecimento global se intensificou muito, a ponto de cidades enfrentarem ondas de calor quase insuportáveis. Nesse contexto, Kim e sua família deixa os E.U.A e vem para o Brasil, precisamente para o estado de Goiás, na cidade de
Anápolis. Aqui no Brasil as coisas se agravaram ainda mais, mas para saber exatamente terão que assistir ao filme.

3 – O filme “estreia” em um cinema de Anápolis e a sessão é gratuita. É um incentivo para atrair as pessoas?
-Normalmente filmes como esse (Curta-metragem) circulam nos festivais de cinema. Alguns nem aos festivais vão, ficam engavetados. Nós acreditamos que os filmes existem para serem vistos. Por isso nos esforçamos ao máximo para tornar Under the Sun acessível às pessoas. O
cinema nacional evoluiu muito. Temos muitas obras bem produzidas e com grande valor artístico. Precisamos mostrar essas coisas para as pessoas. Elas querem ter acesso aos longas, mas também aos curta-metragens. Vamos estrear no cinema, mas temos o entendimento de
que muitas pessoas não poderão estar lá naquele dia. Por isso teremos sessão online no site www.underthesun.com.br para quem quiser assistir em casa. Queremos que as pessoas assistam, interpretem e pensem sobre as coisas que o filme aborda. No final das contas, é uma ferramenta social e de socialização.

4 – O que você diria para alguém que tem muito interesse em fazer cinema, mas nunca fez?
-Cinema é algo que só faz, quem quer muito. As pessoas que querem pouco não conseguem nem começar, principalmente residindo no interior de Goiás. Cinema é uma arte muito colaborativa. Não se faz cinema sozinho. É preciso procurar oportunidades de estudo, de aprendizado. É preciso se aproximar de pessoas que já fazem e conversar sobre, é preciso ter muita determinação. Muitas pessoas saem para os grandes centros como Rio de Janeiro, entretanto, não é o único caminho. Conheço pessoas que como eu fazem cinema em Goiás.
Não é fácil, mas é possível.

5 – Você consegue ganhar dinheiro com cinema que faz?
Sim ! A propósito, minha primeira viagem de avião foi por intermédio do cinema. Um filme nosso foi selecionado num festival no Rio de Janeiro, e em virtude disso o festival custeou as passagens, hospedagem e alimentação. Fiquei hospedado na Lapa por uma semana. Seu filme pode estar nos festivais, pode ser negociado em plataformas online, pode ser vendido para TV, enfim, são muitas possibilidades, desde o uso que se dá ao filme, atém mesmo a quem paga para produzir o filme, como por exemplos os editais públicos que custeiam toda a produção do filme. Na verdade, muitas pessoas não conseguem fazer disso um negócio (e nem todo mundo quer fazer disso um negócio), mas aqueles que são mais determinados, conseguem.

6 – Under the Sun é totalmente ficcional ou há algo inspirado em fatos reais ?
Os fatos são fictícios, mas fundamentação é totalmente baseada em estatísticas reais. Uma das fontes é o livro “O colapso de tudo” do físico John Casti, que nos fala sobre eventos que já aconteceram em uma escala pequena, mas que podem acontecer a qualquer momento em vários lugares do mundo. Um desses eventos é a escassez de água potável e o aquecimento global.

7 – Qual a mensagem do filme ?
Bebam água ! srrsrs Isso pode acabar a qualquer momento

Preparação:
Na minha preparação passei 5 dias em meio ha uma mata próximo a Corumbá.

Levei apenas uma Câmera para registrar os momentos, um celular e uma faca.

Todos os dias e falava com o diretor por telefone.

Essa parte foi um laboratório, buscando trazer memórias para o corpo e para a mente, que me remetesse ao isolamento, que está ligado ao ambiente do filme Under the Sun.

O LANÇAMENTO

“Under the Sun, faz do seu lançamento, uma iniciativa de aproximar as pessoas do cinema produzido em Goiás, sobretudo em Anápolis.”

O evento é composto por duas ações:
1- Sessão no cinema – No dia 26 de Janeiro de 2019 às 11H, acontecerá no Cine Prime (Anashopping – Anápolis) a exibição aberta e gratuita, para um público máximo de 200 pessoas, já que essa é a lotação máxima da sala. As pessoas que desejam assistir ao filme podem confirmar sua presença através do whatsapp no telephone (62) 99428-1122 ou 99259-8080

Obs: As pessoas que confirmarem presença e porventura chegarem atrasadas, estarão sujeitas a lotação da sala, bem como as pessoas que comparecerem sem presença previamente confirmada.

2- Sessão online no site

www.underthesun.com.br

No dia 26 de Janeiro, a partir das 20H o filme estará disponível no site www.underthesun.com.br e permanecerá até domingo, dia 27.

Qualquer pessoa que acessar ao site nesse período poderá assistir ao filme na íntegra, conhecer os bastidores da produção através do material de apoio, que conta com fotografias, textos e videos, e também saber mais sobre os temas abordados, que são; Escassez de Água Potável e Aquecimento Global.

Dúvidas ou informações?
Venha falar com a equipe Under the Sun
Facebook.com/curtaunderthesun
Instagran.com/curtaunderthesun

 

[caption id="attachment_64239" align="alignnone" width="1024"] "O Portal 7Minutos, consciente da grande oportunidade de ver CINEMA de qualidade produzido em Anápolis, inicia um bate papo com produtores e artistas ligado a produção do “Under the Sun e nosso primeiro convidado é Eduardo Rosário – Ator, Diretor e Roteirista." Reprodução[/caption]
[caption id="attachment_64099" align="alignnone" width="1024"] UNDER THE SUN é uma ficção que se passa entre os anos de 2038 e 2044, num tempo onde o idioma, cultura e costumes extrapolam fronteiras, e as ações dos seres humanos estão cada vez mais interligadas, inclusive em suas consequências. Divulgação[/caption] [caption id="attachment_64240" align="alignnone" width="1024"] “Under the Sun, faz do seu lançamento, uma iniciativa de aproximar as pessoas do cinema produzido em Goiás, sobretudo em Anápolis.” Divulgação[/caption] [caption id="attachment_64241" align="alignnone" width="1024"] “Under the Sun, faz do seu lançamento, uma iniciativa de aproximar as pessoas do cinema produzido em Goiás, sobretudo em Anápolis.” Divulgação[/caption] [caption id="attachment_64242" align="alignnone" width="1024"] “Under the Sun, faz do seu lançamento, uma iniciativa de aproximar as pessoas do cinema produzido em Goiás, sobretudo em Anápolis.” Divulgação[/caption] [caption id="attachment_64243" align="alignnone" width="768"] A Preparação - Essa parte foi um laboratório, buscando trazer memórias para o corpo e para a mente, que me remetesse ao isolamento, que está ligado ao ambiente do filme Under the Sun. Divulgação[/caption] [caption id="attachment_64244" align="alignnone" width="1024"] A Preparação - Essa parte foi um laboratório, buscando trazer memórias para o corpo e para a mente, que me remetesse ao isolamento, que está ligado ao ambiente do filme Under the Sun. Divulgação[/caption]
https://vimeo.com/304358604
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo