Notícias : Anápolis

Prefeitura Anápolis Trabalhando

Curso orienta como enfrentar desafios emocionais

Dividido em módulos, evento abordou temas como bullying, preconceito e suicídio; oferecendo ferramentas para enfrentar os desafios emocionais

Antes que você complete a leitura desse parágrafo, ao menos uma pessoa terá se suicidado em algum canto do planeta.

A estatística alarmante aponta para uma ocorrência do tipo a cada 40 segundos. O quadro, de epidemia, pode ser abrandado com o uso de ferramentas adequadas. Uma delas foi disponibilizada a profissionais que atuam nas áreas de saúde, educação e social de Anápolis, durante toda a sexta-feira, 14, no Sesi Jaiara.

Trata-se do curso ‘Você é Insubstituível’, ministrado por uma equipe do Instituto Augusto Cury, em parceria com o Juizado da Infância e Juventude e com apoio da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Social.

O curso, em essência, funciona como uma vacina contra o suicídio e os transtornos emocionais em duas várias nuances. Dada a amplitude do trabalho, ele foi dividido em módulos.

O primeiro, batizado de Um Novo Capítulo na sua História, abre as portas para a reflexão. Em Reeditando Memórias Traumáticas – o segundo – a proposta é trazer à tona e discutir lembranças que deixaram marcas.

A jornada segue com Bullying e Preconceito, aspectos entre os mais corriqueiros e principais causadores de mal-estar e, por fim, o chamamento para o Momento de Recomeçar, enquanto uma nova oportunidade de encontrar uma vida mais leve e saudável.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, o tema está entre os principais desafios da rede de proteção à criança e ao adolescente.

“Autoextermínio e automutilação são situações que nos preocupam muito. Percebemos que este público, quando não acompanhado por uma equipe técnica preparada, chega à adolescência com vários problemas emocionais. Esses casos são comuns”, explica.

Nesse contexto, a secretária destaca a importância da parceria entre Prefeitura e Juizado da Infância e Juventude.

“Hoje, o evento do Juizado trouxe o Instituto Augusto Cury para falar sobre técnicas e teorias deste grande psicanalista para que os protagonistas da rede sejam multiplicadores desses pensamentos. É uma forma de melhorarmos o atendimento e a orientação às nossas crianças sobre como enfrentar essas situações”, detalha Eerizania Lobo, que acompanhou o curso ao lado da primeira-dama Vivian Naves.

O curso
Desenvolvido pelo Estado da Arte para a Academia de Gestão da Emoção – Augusto Cury, e Escola da Inteligência, o curso Você é Insubstituível foi ministrado em Anápolis pelo Instituto Augusto Cury em parceria com o Juizado da Infância e Juventude.

A ideia é qualificar os profissionais que atuam junto a esse público de forma a deixá-los ainda mais capacitados para receber e orientar meninos e meninas para o enfrentamento de desafios emocionais, assim como aos adultos que as cercam.


Desenvolvido pelo Estado da Arte para a Academia de Gestão da Emoção – Augusto Cury, e Escola da Inteligência, o curso Você é Insubstituível foi ministrado em Anápolis pelo Instituto Augusto Cury em parceria com o Juizado da Infância e Juventude.DIRCOM
Curso orienta como enfrentar desafios emocionais. DIRCOM
Curso orienta como enfrentar desafios emocionais. DIRCOM
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo