Notícias : Anápolis

Centenário de Anápolis

Ex-prefeito Pedro Sahium lembra as comemorações dos 100 anos de Anápolis

Do cinquentenário foram resgatadas cartas de pessoas que moravam em Anápolis, em 1957, que escreveram cartas para os descendentes.

Há 12 anos Anápolis celebrava 100 anos de emancipação. A abertura de um baú deixado para futuras gerações quando a cidade completou 50 anos foi o momento marcante para a população e para os gestores da época.

O professor Pedro Sahium era prefeito da cidade e lembra que a cidade tem muitas memórias boas para comemorar.

Do cinquentenário foram resgatadas cartas de pessoas que moravam em Anápolis, em 1957, que escreveram cartas para os descendentes.

“Isso hoje talvez pareça não representar muito devido as redes sociais, youtube, mas imagina em 1950 as pessoas tinham a esperança que seus descendentes as ouviriam através destas cartas. Elas foram lidas e estavam cheia de esperança”, falou Pedro Sahium.

Além das cartas, o baú do cinquentenário tinha jornais da época que passaram a fazer parte dos arquivos da história de Anápolis.

Em 2007, foi feito a mesma coisa. Um baú foi montado com documentos de Anápolis. Na época do centenário, foi montado um grupo com representantes da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Procuradoria-Geral do município, Rotary, entre outros e eles conduziram a formatação de uma revista com os principais fatos até então da cidade.

“São mensagens de otimismo, de pessoas que estavam em cargos-chaves da cidade para as pessoas entenderem o eco da esperança da cidade”, descreveu o ex-prefeito.

Pedro Sahium destacou que a comunidade anapolina sempre foi esperançosa de que a cidade tem um papel importante para Goiás. Seja pelas indústrias, ou o comércio.

“Aqui foi um interposto comercial. Anápolis surge na história em 1907 independente de Pirenópolis porque a cidade foi distrito de Pirenópolis. A partir daí ganha autonomia e de lá para cá tem essa esperança”, falou.

Filho de pais libaneses, Pedro Sahium nasceu em Anápolis. O pai foi político, vereador, sensível as questões sociais, e fundador do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Goiás.

“Para mim foi uma emoção muito grande realizar as comemorações do centenário, um sonho familiar. Fui vereador por dois mandatos, depois vice-prefeito, depois assumi a Prefeitura. Só de lembrar eu me emociono de ter presidido o aniversário de Anápolis nos 100 anos, de entrar para a história nesse sentido, embora a vida de político tenha sido difícil, com muitos problemas a serem enfrentados”, comentou.

Pedro Sahium deseja para Anápolis nesses 112 anos que as pessoas saibam valorizar mais a cidade.

“A cidade é muito agredida, não respeitam o planejamento urbano, destroem os bens públicos. Não só os políticos, todos nós estamos construindo a cidade, cada um tem sua responsabilidade”, disse.

By Luana Cavalcante

Link original da matéria:
http://a1minuto.com/ex-prefeito-pedro-sahium-lembra-as-comemoracoes-dos-100-anos-de-anapolis/

[caption id="attachment_70091" align="alignnone" width="1024"] Luana Cavalcante bate papo com Pedro Sahium, que deseja para Anápolis nesses 112 anos que as pessoas saibam valorizar mais a cidade.. A1Minuto[/caption]
https://youtu.be/bakMEg0Shvs
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo