na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.
KC-390 participa de exercício operacional nos Estados Unidos
Os detalhes da participação do KC-390 no treinamento foram apresentados no apronto operacional, realizado no dia 07 último por militares do Esquadrão Zeus (1º GTT)

O KC-390 Millennium inaugura mais uma etapa na Força Aérea Brasileira (FAB).
A aeronave participará pela primeira vez de um Exercício Operacional.
A ação inédita ocorrerá entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro no Exercício Culminating, em Louisiana, nos Estados Unidos da América (EUA).
Os detalhes da participação do KC-390 no treinamento foram apresentados no apronto operacional, realizado no dia 07 último por militares do Esquadrão Zeus (1º GTT), na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.
Foram repassadas informações sobre o cronograma das missões, logística, configuração das tripulações, segurança de voo, medidas sanitárias e regras internacionais.
Os detalhes da participação do KC-390 no treinamento foram apresentados no apronto operacional, realizado no dia 07 último por militares do Esquadrão Zeus (1º GTT), na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.
A participação do KC-390 no Exercício Culminating também será instrumento para a fundamentação doutrinária, especialmente na Ação de Força Aérea denominada Assalto Aeroterrestre, que consiste no emprego de Meios Aeroespaciais para introduzir forças paraquedistas e seus equipamentos, prioritariamente por lançamento e eventualmente por meio de pouso, em áreas de interesse.
“É um momento ímpar para desenvolvimento conjunto de doutrina não só da FAB quanto também do Exército Brasileiro porque o KC-390 tem sistemas diferentes, sistemas novos”, complementou.
Participação do Exército
O comandante da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, ressaltou o preparo realizado pelos militares para o Exercício.
“Todos os preparativos foram realizados, inclusive com a participação de integrantes do Exército Brasileiro, de maneira que as tripulações estão capacitadas a cumprir as ações de Força Área previstas para a Missão”, destacou.
De acordo com o Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, a participação do KC-390 no Exercício Culminating reforça a capacidade de atuação da FAB.
“É a primeira vez que nós vamos fazer o lançamento de paraquedistas dentro de um cenário de exercício operacional, que é bastante diferente do que lançar os paraquedistas em um circuito de tráfego para uma missão de treinamento local. É uma honra muito grande nós termos sido convidados para participar desse exercício em conjunto com o Exército, utilizando pela primeira vez a aeronave mais nova da FAB”, destacou.
Multimissão
Desde a entrega do primeiro KC-390 Millennium, em setembro de 2019, a FAB já recebeu quatro aeronaves, que vêm participando de diversas missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.
A aeronave e a tripulação vêm passando por fases de certificação e, após a conclusão de determinadas etapas, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.
Fonte: Assessoria da FAB/Fotos: Sargento Bianca Viol/ CECOMSAER
By Jornal Contexto


