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Anápolis terá

O 1º Encontro de Brechós como incentivo à uma moda bonita, acessível e sustentável

Evento reúne mais de 35 brechós locais para promover o consumo consciente e reduzir o impacto ambiental

No intuito de valorizar o empreendedorismo local e conscientizar sobre a importância da moda circular, a reutilização de roupas e o consumo consciente, acontecerá o 1º Encontro de Brechós de Anápolis.

O evento, promovido pelo Grupo Encontro de Brechós de Anápolis, contará com mais de 35 brechós da cidade e região, que se unirão para oferecer uma experiência única de compras, troca de conhecimentos e incentivar a moda sustentável.

Com o apoio do Sebrae-GO, Prefeitura Municipal de Anápolis e Sindicato do Comércio Varejista de Anápolis, a iniciativa acontecerá nos dias 11 a 13 de agosto, na Praça Dom Emanuel, Bairro Jundiaí.

De acordo com Fabia Moreira dos Santos, de 40 anos, que é dona de brechó e está ajudando a organizar o encontro, o mercado da moda está passando por uma revolução, e esse tipo de estabelecimento têm se tornado uma opção cada vez mais relevante e atrativa para os consumidores.

Além de contribuírem para a economia criativa, esses estabelecimentos oferecem uma maneira sustentável de consumir roupas e objetos usados, reduzindo o impacto ambiental da indústria da moda,

explica ela.

Outra proprietária que também faz parte da organização, Ariane Albuquerque, de 42 anos, explica que, com um crescimento significativo nos últimos anos, o segmento de brechós atrai a atenção dos consumidores e demonstra ser uma tendência promissora para o futuro dos hábitos de compra.

Já estou no ramo há muito tempo e os negócios sempre foram crescendo. Além de ser uma opção barata e segura para o cliente, pode ser uma ótima fonte de renda para o empreendedor,

pontua.

 

Uma Nova Abordagem para a Moda

Os brechós estão assumindo um papel importante na transformação do mercado da moda, apresentando uma alternativa mais acessível e consciente para os consumidores.

A tendência de moda circular e sustentável tem incentivado o crescimento desses estabelecimentos, que vêm se adaptando às novas demandas digitais e físicas.

Para quem não sabe, os brechós são estabelecimentos comerciais que comercializam roupas e objetos usados, remontando sua existência ao século XIX no Brasil. Inicialmente, destinavam-se a pessoas de baixa renda que buscavam produtos a preços mais acessíveis.

No entanto, ao longo do tempo, o perfil do consumidor dos brechós se expandiu, abrangendo diversos grupos sociais, como artistas, cenógrafos, amantes da moda vintage e curiosos.

Esse aumento de público mostra o enorme potencial que esses espaços têm para conquistar consumidores em diferentes segmentos.

De acordo com dados do Sebrae, o Brasil possui cerca de 119 mil brechós ativos, registrando um crescimento de 30% nos últimos 5 anos. Surpreendentemente, durante a pandemia, o setor cresceu ainda mais, aumentando 11% em meio aos desafios enfrentados pelo mercado em geral.

O relatório “O Estado da Moda em 2023”, divulgado pela Agência The Business of Fashion e pela consultora estratégica McKinsey & Company, destaca que os artigos de baixo custo são cada vez mais desejados pelos consumidores, e as marcas que apostam em propostas sustentáveis conquistam a simpatia do público.

Com base nisso, as estimativas indicam que os brechós atrairão um novo público em 2023, tornando-se uma escolha atraente para quem busca um consumo mais consciente.

Além do sucesso no Brasil, o mercado global de roupas usadas também está em ascensão. Segundo estimativas da thredUP, uma empresa de moda online dos Estados Unidos, esse mercado deve se aproximar de US$ 80 bilhões em 2025.

Esse dado evidencia o impacto significativo que os brechós têm na indústria da moda e no comportamento do consumidor, tornando-se uma opção viável e sustentável .

Por José Aurélio

[caption id="attachment_151544" align="alignnone" width="1024"] Anápolis terá 1º Encontro de Brechós como incentivo à uma moda bonita, acessível e sustentável[/caption] [caption id="attachment_151545" align="alignnone" width="1024"] Com o apoio do Sebrae, Prefeitura e Sindicato do Comércio Varejista, o encontro quer entrar para o calendário de Eventos de Anápolis[/caption]
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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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