Prefeitura Anápolis Trabalhando
Prefeito determina que Vigilância Sanitária fiscalize centros cirúrgicos veterinários
“Não acredito que esteja havendo perseguição [do CRMV]”

Há pouco dias, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) fez uma fiscalização no Castramóvel, um programa desenvolvido pelo Município, com amparo de lei, para realizar procedimento de castração de animais domésticos- cães e gatos.
A medida foi duramente criticada,
uma vez que o órgão não apresentou formalmente uma exposição de motivos para a inspeção e suspendeu o serviço, que é buscado em grande parte por pessoas de baixa renda, já que se trata de um procedimento de custo considerável se feito em clínicas particulares.
A iniciativa surgiu a partir d
e um trabalho realizado pela vereadora Thaís Souza (PP) e, hoje, Anápolis é a única cidade que dispõe de uma unidade móvel equipada e com pessoal especializado para fins das castrações de animais.
A suspensão do serviço
provocou muitas reações na Câmara Municipal, inclusive, o presidente da casa, Domingos Paula (PV), que manifestou apoio ao serviço, pelo seu caráter social.
Nesta terça-feira, 28,
o prefeito Roberto Naves se manifestou acerca da questão, durante audiência pública no Legislativo.
O chefe do Executivo disse que respeita o trabalho do CRMV e que, no caso do Castramóvel, havendo necessidade de adequações elas serão feitas.
Porém,
observou que gostaria que o colegiado tivesse o mesmo tratamento para com as clínicas veterinárias que mantém centros cirúrgicos e que também realizam procedimentos de castração de animais domésticos.
Por conta desse entendimento,
publicamente, ele determinou que a Vigilância Sanitária Municipal faça a fiscalização desses estabelecimentos, a fim de se garantir equidade no tratamento que foi dado ao Castramóvel.
“Não estou aqui para criticar, mas temos de ter igualdade”,
pontuou Roberto Naves, acrescentando que quem vai ao Castramóvel é porque não tem condições para bancar um tratamento privado.
“Não acredito que esteja havendo perseguição [do CRMV]”,
frisou.
O Castramóvel
é um ônibus adaptado com salas cirúrgicas, dispondo de medicação pré-anestésica, de assepsia e autoclavagem, sistema de aquecimento, oxigênio e ventilação mecânica, entre outros equipamentos necessários para o procedimento de castração de animais.


