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Procon Anápolis teve 11 mil atendimentos e R$ 1,4 milhão em multas em 2021

Durante a sua exposição, Wilson Velasco apresentou alguns dados sobre o trabalho do órgão no ano passado e, também, no período de janeiro a maio deste ano.

Conforme foi demonstrado aos vereadores, durante o ano de 2021, o órgão de defesa do consumidor no Município recebeu um total de 11.186 reclamações.

 

Segundo Wilson Velasco,

o índice de resolutividade das demandas, no ano passado, chegou na casa de 95%

Este ano, de janeiro a maio, foram mais de 5 mil reclamações, com índice de resolutividade de 93%.

O Departamento Jurídico teve, em 2021, 265 processo julgados, ou seja, processos instaurados e que não tiveram consenso.

 

O valor arbitrado

de multas em prol do Fundo Municipal do Consumidor, chegou na casa de R$ 1,4 milhão, em primeiro grau. Desse valor, parte foi pago, nos casos em que não houve recurso e parte aguarda julgamento em instância superior.

Esse ano, também de janeiro a maio, já foram instaurados 296 processos e o valor arbitrado das multas, em primeiro grau, na casa de R$ 1,1 milhão.

 

Internet

O diretor do Procon destacou ainda que 30% do total das demandas que chegam ao órgão são encaminhadas via internet, na plataforma denominada Procon Web.

Ele conclamou que os consumidores anapolinos façam a utilização dessa ferramenta, que garante mais agilidade na prestação dos serviços.

Da mesma forma, o diretor recomenda a utilização do WhatsApp. Através do mensageiro, o consumidor pode marcar dia e horário para atendimento físico, para atendimento virtual e solicitações para fiscalização.

 

Ainda durante

a apresentação, Wilson Velasco destacou outras atividades do órgão, como o Procon Móvel, que leva atendimento aos bairros da cidade; projeto na área de educação infantil e parcerias com outros órgãos, como o Inmetro e a ANP, neste caso, para a fiscalização de combustíveis.

O diretor informou que a partir desse mês, o Procon Anápolis passa a contar com um profissional qualificado no Departamento de Cálculo, para atender uma grande demanda no órgão, relativa ao acompanhamento de valores contratuais de empréstimos e outras dívidas, com a possibilidade de verificar as situações, por exemplo, de cobranças abusivas de juros.

By: Claudius Brito 

[caption id="attachment_119675" align="alignnone" width="1024"] Procon Móvel atende demandas dos consumidores em várias partes da cidade e distritos[/caption]
[caption id="attachment_119676" align="alignnone" width="1024"] Procon Móvel atende demandas dos consumidores em várias partes da cidade e distritos[/caption]
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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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